A Polícia Militar de São Paulo fechou uma parceria com o Google para ajudar vítimas de furtos e roubos de celular no estado. A partir deste segunda-feira (16/06), os usuários de aparelhos Android poderão acionar uma funcionalidade que permite aos policiais bloquearem o dispositivo remotamente, durante ocorrências de roubo ou furto. Eles também poderão, se o usuário permitir, saber a localização do celular em tempo real, fazê-lo disparar um alarme e até apagar todos os dados.
A ferramenta é fruto de um acordo da empresa com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. O chefe da Seção de Dispositivos Inteligentes dessa diretoria, capitão Bruno Pettinato, foi um parceiro de muito tempo da SAAP, quando comandava a 1ª Companhia do 23º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento de Alto dos Pinheiros. “O serviço é simples: a vítima informa o roubo ou furto do celular ao policial, que acionará as funcionalidades diretamente de um terminal portável de dados”, afirma Pettinato num vídeo da página da PM no Instagram.
A previsão do Google é de que, a partir do segundo semestre, todos os aparelhos novos já cheguem ao mercado com a funcionalidade acionada automaticamente. Por enquanto, é preciso fazer isso de forma manual.
Passo a passo para acionar a nova funcionalidade no celular
1) Vá em “Configurações”.
2) Selecione “Google/Serviços do Google”.
3) Em alguns modelos, é preciso selecionar ainda “Todos os Serviços”; em outros, é possível ir diretamente para o item abaixo.
4) Selecione “Proteção contra roubo” (em alguns modelos, está dentro do quadro “Segurança pessoal e do dispositivo” ou “Segurança do dispositivo e Proteção contra Roubo”)
5) Selecione “Bloqueio contra roubo”
6) Habilite o botão “Usar o bloqueio remoto”
Pronto, agora, se seu celular for furtado ou roubado, ao entrar em contato com a Polícia ela poderá bloquear e localizar seu aparelho.