6 de novembro de 2023

No Halloween, decorações e fantasias tomam conta das ruas de Alto dos Pinheiros

Um bairro, para a SAAP, é muito mais do que um punhado de imóveis que dividem o mesmo território. É também – e principalmente – uma oportunidade de construção de laços a partir do aproveitamento comunitário de espaços públicos. Em especial aproveitamento de praças e ruas, na medida em que a segurança (ou a falta de segurança) permite.

Por isso, ficamos muito contentes com a disseminação da festa do Dia das Bruxas neste ano. A tradição do Halloween, importada dos Estados Unidos, vem se disseminando por São Paulo há pouco mais de uma década. Inicialmente em locais fechados, como clubes, condomínios e prédios. Mas aos poucos mostra-se também nas ruas do nosso bairro, onde algumas casas se enfeitam com decorações deliciosamente monstruosas e, em 31 de outubro, grupos de pessoas saem de casa fantasiadas de bruxa, fantasma, zumbi e outras assombrações engraçadas.

Neste ano, havia residências decoradas em diversas vias da região, como no entorno da praça Província de Saitama, da avenida São Guálter e na rua Antônio de Gouveia Giudice. Em muitos casos, a organização foi feita a partir de grupos do programa Vizinhança Solidária – criado sob sugestão da Polícia Militar para estreitar relações e melhorar a segurança no bairro.

Um dos locais mais animados foi os arredores da praça Vicentina de Carvalho, em especial a rua Cariaçá. O grupo de WhatsApp dos vizinhos, geralmente usado para debater os assuntos da área verde, serviu para aglutinar e estimular os moradores. Elaborou-se um mapa virtual para indicar as casas que distribuiriam gostosuras – mais de 50 participaram.

Dezenas de famílias, com adultos e crianças, zanzaram pelas vias para curtir a festa. Até pessoas de outras ruas foram lá dar doces no carro e conferir as decorações. “Os moradores do entorno da praça fazem a festa há uns quatro anos. É algo bem descentralizado”, conta Silvia Zanotti Magalhães, uma das participantes. Está dando tão certo que há planos para, no ano que vem, fechar a rua na noite do Halloween e migrar as decorações e a festa para a própria praça Vicentina de Carvalho.

Para a SAAP, iniciativas como essa são mais do que bem-vindas. Afinal, injetam vida no espaço público – exatamente aquilo que defendemos. “Todos ficam muito felizes de pode sair à noite com seus filhos e andar pela rua”, comenta Silvia. Que possamos fazer isso muitas e muitas vezes.