8 de março de 2024

Contra proliferação da dengue, Prefeitura usa até drone com larvicida em Alto dos Pinheiros

O número de casos de dengue em Alto dos Pinheiros está disparando – assim como em São Paulo, assim como em diversos municípios do Brasil. O governo do estado já decretou estado de emergência. Na nossa região, nos dois primeiros meses de 2024 já tivemos mais casos do que no ano passado inteiro.

Uma das medidas que a Prefeitura começou a usar em março é recorrer a drones que não apenas monitoram possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Os novos equipamentos também disparam larvicida.

No dia de estreia dos drones, 5 de março, Alto dos Pinheiros foi um dos locais em que os aparelhos foram usados – especificamente, no imóvel número 117 da rua Arquiteto Jaime Fonseca Rodrigues.

“Essa tecnologia, mais forte e robusta, é fundamental para o atendimento em locais onde os agentes de saúde não conseguem acessar, como telhados de casas ou galpões e outros pontos com acúmulo de objetos em terrenos baldios”, disse a Prefeitura em um comunicado. Para combater o Aedes, a Secretaria Municipal de Saúde usa o larvicida BTI, o mesmo utilizado em outras ações de vigilância.

Em quais situações os drones são usados?

De acordo com a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste, algumas etapas são seguidas antes que os aparelhos despejem o larvicida:

  1. O morador faz denúncia no 156, com detalhes e fotos.
  2. Se a Prefeitura não conseguir contato com o proprietário do imóvel, enviará agentes até três vezes para o endereço indicado.
  3. Se não for possível entrar no imóvel, drones operados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) vão sobrevoar o local e coletar imagens.
  4. Se for comprovado o risco de haver criadouro do mosquito transmissor da dengue, os drones com larvicida serão utilizados.