20 de outubro de 2017

Vizinhança Solidária é prioridade para novo comandante da PM de Alto dos Pinheiros

O policiamento de Alto dos Pinheiros e região tem novo comando. No final de setembro, o capitão Vinicius Manetti assumiu a 1ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (23º BPM/M), cuja sede fica no parque Villa-Lobos.

Para conhecer melhor os planos do atual comandante, no último dia nove, Maria Helena Bueno e Márcia Woods, presidente e vice da SAAP, respectivamente, visitaram a 1ª Cia. Durante reunião, o capitão enfatizou a intenção de fortalecer o programa Vigilância Solidária, iniciativa que tem sido aplicada com sucesso no bairro.

Manetti — que substituiu o capitão Cunha — assume o comando da companhia sob o peso de dois crimes de grande repercussão ocorridos em Alto dos Pinheiros. No dia anterior à sua posse, um universitário foi baleadodurante tentativa de assalto nas imediações da praça Pôr do Sol. Desde então, a vigilância passou a ser constante na área, com direito a uma viatura da PM parada no local.

Dois dias após a reunião, o bairro foi marcado por outro episódio de violência. Um jornalista de 64 anos foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) na rua Isabel de Castela, que também fica nas proximidades da praça Pôr do Sol.

Os dois casos expõem a necessidade de aprimorar o policiamento na região. O capitão Cunha sempre foi muito solícito em relação às demandas dos moradores de Alto dos Pinheiros. A julgar pela boa recepção que a associação teve, tudo indica que o novo comandante seguirá a mesma linha de atuação.

A SAAP está sempre aberta ao diálogo e não mede esforços para que Alto dos Pinheiros se torne um lugar cada vez mais seguro.