12 de agosto de 2015

Candidatas apoiadas pela SAAP se reelegem para conselho ambiental

As duas candidatas apoiadas pela SAAP para o Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de Pinheiros (Cades-PI) foram reeleitas no último pleito: a jornalista e ambientalista Cláudia Visoni e a empresária Madalena Buzzo.

A estrutura dos Cades foi criada em 2009 e, como diz a lei que a instituiu, esses órgãos têm a função de colaborar com políticas públicas nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz. A atuação é feita, segundo a lei, “por meio de recomendações e proposições de planos, programas e projetos”.

cades_pinheiros_reproducao2A forma e a intensidade de atuação variam muito de um lugar para outro – algumas regiões de São Paulo nem mesmo contam com um Cades. Em Pinheiros, a ação é próxima à subprefeitura. “O papel é menos de cobrança e mais de proposição”, afirma Cláudia.

Foi assim, por exemplo, que o Cades-PI criou um curso para ensinar jardineiros da Prefeitura a cuidar melhor das árvores da região. A iniciativa foi tão bem-sucedida que secretários do Meio Ambiente de municípios vizinhos vieram conhecê-la.

Para a próxima gestão, a perspectiva de Cláudia é ampliar a educação ambiental tanto para servidores da subprefeitura quanto para moradores da região. Ela considera importante abordar um dos grandes temas ambientais do momento: os recursos hídricos. A região de Pinheiros cobre uma área com diversos rios soterrados.

Já Madalena destacou o espaço dado pelo Cades para qualquer morador da região participar das reuniões. Ainda assim, ela considera que uma divulgação maior do trabalho é fundamental para torná-lo mais forte. “A subprefeitura de Pinheiros abrange uma região com cerca de 300 mil habitantes, mas apenas em torno de 300 pessoas votaram na eleição”, afirma Madalena sobre a disputa que elegeu oito conselheiros e oito suplentes.

“Apesar de ser um órgão consultivo, se houvesse mais votantes o Cades teria mais poder sobre as políticas públicas para a região, e é para isso que trabalharemos nos próximos dois anos: popularizar o conselho”, diz Madalena, que já havia sido conselheira e suplente nos dois mandatos anteriores.

Para acompanhar os trabalhos do Cades-PI, pode-se acessar seu blog e sua página no Facebook.

A lista dos eleitos, divulgada em 26 de julho, é a seguinte, por ordem de votação:

1º – Thomaz Jason Green
2º – Cecilia Amaral Lotufo
3º – Claudia Visoni
4º – Selma de Souza
5º – Madalena Buzzo
6º – Thais Mauad
7º – Sasha Tom Hart
8º – Lincoln Paiva

Suplentes

9º – Gustavo Nagib
10º – Glaucia Maria Machado Santelli
11º – Eliane Prete
12º – Gustavo Galassi Vale
13º – Delmar Mattes
14º – Valeria Sanchez Silva
15º – Claudia Gibeli Gomes
16º – Sandra Maria Nedopetalski

Cades_Convite