25 de agosto de 2012

Como a SAAP atua

Orientamos os moradores sobre como organizar os dados necessários para fazer uma denúncia junto aos órgãos públicos competentes. A denúncia deve ser feita pelo morador e endossada pela SAAP.

1. Como denunciar ?

O morador utiliza o site da Subprefeitura de Pinheiros entrando na página do SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão) para fazer sua denúncia e registrar um protocolo. Em seguida deve avisar a SAAP e informar o número de protocolo para que a SAAP possa endossar a denúncia.

2. O que denunciar ?

a. uso irregular do solo

  • residência sendo utilizada como escritório, comércio ou comitê político, ou qualquer exploração comercial para outras atividades.
  • terreno transformado em depósito de material ou lixo e colocação de outdoor ou antenas.
  • construção ou reforma irregular (fora do recuo obrigatório de frente ou no das laterais ou no fundo, mais de dois andares, etc.).

b. zeladoria urbana

  • iluminação deficiente, buracos em ruas ou calçadas, poda de árvore, etc.

Após a constatação do uso irregular, com fotos datadas do imóvel e provas concretas sobre a atividade no mesmo (existência de placas, movimentação de pessoas, indicação do endereço comercial na lista telefônica e outros), a SAAP pode encaminhar os documentos levantados pelo sócio morador denunciante para a Subprefeitura e também para o Ministério Público, sem identificar o denunciante.

3. Como ser voluntário?

A SAAP aceita e encoraja o engajamento de voluntários para a realização de atividades e projetos especiais, com dedicação de tempo, trabalho e talento. Caso queira ser voluntario, escreva para saap@saap.org.br, dizendo qual sua área de interesse e disponibilidade. Nossa associação será mais ou menos ativa dependendo do seu engajamento!

4. Como contribuir com sugestões e idéias?

A SAAP estimula que seus associados contribuam com sugestões e ideias para fortalecer nossa atuação, sempre em linha com nosso foco e missão. Sugestões que representam novas atividades e projetos especiais que dependerão de recursos monetários e voluntários adicionais, serão consideradas para o plano de atividade de 2014, dependendo da aprovação da diretoria.