12 de abril de 2014

Mistério na Vila: nem mesmo a Prefeitura sabe quem asfaltou a Travessa Tim Maia.

A Voz da Vila, 10/04/2014

Um mistério ronda o nosso bairro: asfaltaram um trecho da Travessa Tim Maia e ninguém sabe quem foi; nem a Prefeitura.

Questionado pelos moradores, o subprefeito de Pinheiros/Vila Madalena, Ângelo Filardo, jurou não saber de nada. Ele garantiu que não foi a Subprefeitura a autora da obra clandestina e prometeu investigar.

travessa_carro

 

O início da averiguação será na CET, pois duas placas de sinalização da companhia foram colocadas no local, dando uma aparência de legalidade à mudança.

Ninguém sabe dizer ao certo em que dia a reforma ocorreu.

Sabe-se apenas que na calada da noite transformaram em leito carroçável grande parte da travessa.

O trecho asfaltado vai da Rua Fradique Coutinho à Rua Senador César Lacerda Vergueiro, atravessando a Rua Girassol.

Os desconhecidos autores da implantação da nova ‘rua’ removeram, inclusive, os pilares colocados pela Prefeitura em todas as saídas, o que obstruía o tráfego de veículos.

Por iniciativa dos próprios moradores, outros pinos de ferro foram improvisados até que haja uma ação do poder público.

Mesmo assim, automóveis e motocicletas já estão começando a usar a travessa como atalho.

“Queremos que eles bloqueiem a passagem, protegendo centenas de pessoas que a utilizam todos os dias”, disse Rogério Campos, da Associação Vila Madá Viva.

Segundo ele, o objetivo é conseguir um projeto que impeça a passagem em definitivo de autos e de motociclistas que, atualmente, usam normalmente a viela como se fosse passagem regular.

“Evitaríamos, também, que ali vire rota de fuga de assaltantes que utilizam motos”, justificou.

PASSAGEM É LOCAL PROBLEMÁTICO

A Travessa Tim Maia, que liga a Rua Fradique Coutinho à Rua Paulistânia, tem feito jus ao nome que lhe deram: é um dos pontos mais problemáticos da Vila Madalena.

travessa_editada1

Outro trecho dessa passagem – entre as ruas Senador César Lacerda Vergueiro e Paulistânia – já é há mais tempo motivo de embate entre moradores e o poder público. A AMadá – Associação dos Moradores da Vila Madalena e Sumarezinho – entrou recentemente com uma representação junto ao Ministério Público na qual pede à Subprefeitura que refaça a reforma realizada ali há alguns anos. Entre os motivos, o fato de o piso não prever escoação das águas pluviais e, dada sua altura, facilitar o acesso de assaltantes às casas vizinhas. Em nota a este blog, a Subprefeitura de Pinheiros/Vila Madalena informou que essa demanda está sendo estudada.

Mais um problema é que a travessa tem sido um local muito visado por assaltantes, devido principalmente à sua facilidade de esconderijo e fuga. Foi nela, por exemplo, que ocorreu o caso dos menores que roubaram um celular à mão armada e foram identificados por terem colocado a própria foto (selfie) no aparelho. Em reunião do Conseg Pinheiros/Vila Madalena,  o comandante regional da PM, tenente Cunha Neto, informou a este blog que iria intensificar o policiamento no local, pois ele também recebe muitas reclamações de assaltos nesse logradouro.

Mais sobre a Travessa Tim Maia:
Relatório de Impacto de Entorno Decorrente da Implantação do Projeto de Requalificação
Ofício encaminhado à Promotoria de Habitação e Urbanismo