6 de janeiro de 2014

Parque Cândido Portinari é nova opção de lazer na região

Gazeta de Pinheiros, 06/01/2014

Área verde anexa ao Parque Villa-Lobos conta com 121 mil m², onde foi instalada a Estação Ciência

Cândido Portinari conta com brinquedos, quadras poliesportivas e pista de skate / divulgação
Cândido Portinari conta com brinquedos, quadras poliesportivas e pista de skate / divulgação
Inaugurado no final de dezembro, o Parque Cândido Portinari já atrai a atenção dos frequentadores do vizinho Parque Villa-Lobos, não só pela sua área verde de 121.670 m², mas também pela infraestrutura.Entre as atrações estão os espaços voltados exclusivamente ao skate, com pistas “snake” e “street”. Porém, apenas a primeira foi entregue no ato de inauguração. Já a segunda está prevista pela Secretaria do Meio Ambiente até o final do primeiro semestre.

O Parque Cândido Portinari recebeu R$ 12.554 milhões de investimento para a sua construção. As obras para implantação do espaço tiveram início em maio de 2013 na área anexa ao Parque Villa-Lobos, que foi utilizada como depósito do Consórcio Via Quatro, responsável pela execução da primeira fase da Linha 4 – Amarela do Metrô.

A incorporação do terreno, com acesso pela Avenida Queirós Filho, era reivindicada por moradores da região desde 1994, quando o Parque Villa-Lobos foi aberto ao público. Em 2006, cogitou-se a negociação do terreno com o mercado imobiliário.

A infraestrutura do Candido Portinari conta com ciclovia, passarela e quadras poliesportivas. O parque possui 60 bancos de madeira plástica reciclável, 30 quiosques com cobertura de telhas ecológicas, mostrando que é possível que os espaços sejam ecologicamente corretos. Foram plantadas no local 1.720 árvores, sendo 1400 por compensação ambiental.

Estação Ciência / divulgação

Estação Ciência / divulgação
Há ainda um sistema de captação de água da chuva para irrigação das áreas verdes, que atenderá também o Parque Villa-Lobos nos períodos de estiagem. A água coletada das chuvas é armazenada em reservatório específico, economizando e racionalizando o precioso líquido. A iluminação também visa a economia, com adoção do sistema LED (iluminação de baixo consumo).Além de uma nova área de lazer na região, o espaço também será um polo cultural. A Estação Ciência, antes sediada na Lapa, foi instalada no parque, que também conta com uma exposição itinerante de obras do artista Candido Portinari, que batiza o local.