31 de março de 2015

Relatório fitossanitário das árvores do bairro

SAAP, março de 2015.

Nos meses de janeiro e fevereiro a SAAP ofereceu a seus sócios uma visita técnica gratuita de um engenheiro agrônomo e/ou biólogo para avaliar o estado fitossanitário das árvores das calçadas.

Foram realizados 22 atendimentos, nos quais 42 árvores foram avaliadas. Todos os casos serão encaminhados para a Subprefeitura de Pinheiros e cobraremos ação rápida da área responsável.

 

Numero de Atendimentos 22
Numero de Arvores vistoriadas 42
– Recomendação de Corte 27
– Recomendação de Poda 6
– Recomendação de tratamento 9
Espécies analisadas
Tipuana 20
Sibipiruna 2
Eucalipto 14
Caesalpinia 5
Cassia Fistula 1

Empresas responsáveis pelas avaliações: Ambconsult Estudos e Projetos Ambientais e ART FLORA Paisagismo.

Destaques de um dos relatórios apresentados:

“No bairro há predominância da espécie Tipuana tipu (Benth.) Kuntze (tipuana). Trata-se de uma espécie ornamental, exótica, originária do norte da Argentina e Bolívia, que foi adotada nos projetos de arborização urbana na década de 1930 pela incorporadora City, que escolheu a espécie pela sua robustez e resistência ao stress urbano, além da questão estética (grande quantidade de flores amarelas). São ainda encontrados em algumas praças do bairro, espécimes de Eucalyptus cf. robusta (eucalipto-robusta).
Uma quantidade significativa de tipuanas (79%) está plantada em canteiros inadequados dos passeios públicos, em áreas inferiores a três metros quadrados (inadequado para uma espécie cuja altura média na cidade é de 12 a 14m, podendo alcançar 40m) e 57% encontram-se em vias de tráfego intenso. As copas estão em contato com os fios da rede elétrica, irregularidade que pode causar danos aos moradores locais e transeuntes, caso haja rompimento de algum fio devido ao movimento ou queda de algum galho. A tipuana é uma espécie robusta, mas está em estado crítico em relação aos cupins e fungos apodrecedores (Brazolin, 2009).”