8 de maio de 2014

Roubos e furtos aumentam na região

Gazeta de Pinheiros, 05/05/2014

DPs do Jaguaré, Pinheiros, Butantã e Santo Amaro tiveram elevação nos casos de assaltos

Grupo1 Imagens
O 93º Distrito Policial (DP) – Jaguaré teve considerável aumento nos casos de roubos e furtos. Somente nos dois primeiros meses do ano, foram 365 casos no território administrativo, mais dos que os 222 registrados entre janeiro e março de 2013, uma diferença de 64%. A delegacia atende parte do bairro do Butantã, onde está um dos portões da Cidade Universitária.A Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) confirma os frequentes assaltos nas imediações de seu campus. Em janeiro, moradores da região realizaram protesto contra a onda de crimes que assola bairros como o Butantã, Vila Gomes e Rio Pequeno. Entre as exigências estava maior policiamento ostensivo nas ruas.

A característica viária da região facilita as ações criminosas. Quando as abordagens são realizadas, os assaltantes utilizam a Avenida Corifeu de Azevedo Marques como rota de fuga para as favelas da região, como a Sapé, São Remo e São Lourenço.

Segundo levantamento de março da Secretaria da Segurança Pública, mais da metade dos DPs da capital já ultrapassaram a meta trimestral do Governo do Estado para redução da criminalidade.

Entre os distritos que mais tiveram aumento nos índices de roubos e furtos está o 51º – Butantã, 7º – Lapa e 76º – Paulista, com elevação de 20% a 39%. Por sua vez o 14º DP – Pinheiros e 11º DP – Santo Amaro registraram alta de 10% a 19%. O 34º DP – Vila Sônia teve leve aumento de 0% a 9,9%. Por outro lado, alguns DPs da cidade tiveram redução na criminalidade. O 15º – Jardim Paulista e o 96º – Monções apresentaram queda de 19,9% a 10%.