6 de dezembro de 2016

Veja como fazer manutenção da bicicleta e aproveitar melhor as pedaladas pelo bairro

Os dias mais longos de verão são ideais tanto para pedaladas no fim de tarde, nos dias de semana, quanto para passeios mais longos nos sábados e domingos – ainda mais em Alto dos Pinheiros, de ruas planas e muito arborizadas.

Para aproveitar ao máximo, no entanto, é importante estar com a manutenção da bicicleta em dia. Diego Bataglia – sócio do Fotobikecafé, que tem apoiado os passeios ciclísticos da SAAP – dá dicas para que não haja problemas no percurso.

Mantenha a bicicleta limpa: Mesmo que seja uma limpeza rápida, já ajuda a bike a rodar melhor. A sujeira desgasta os componentes e diminui a fluidez das peças, prejudicando o desempenho.

Regule as marchas: Nas engrenagens de trás, é extremamente simples: gire o ajuste que fica atrás do câmbio traseiro (no sentido horário, para reduzir as marchas mais facilmente, e anti-horário, para subir mais facilmente). Nas marchas da frente é um pouco mais complicado: Bataglia sugere que se assista a alguns tutoriais na internet. Faça pequenos ajustes e vá testando. Se não conseguir arrumar, provavelmente os cabos estão desgastados e talvez uma troca seja necessária.

Verifique a pressão dos pneus: Antes de cada pedalada, calibre para evitar furos e melhorar a velocidade. Se quem for dirigir pesa menos do que 70 kg, use uma pressão entre 80 e 100 psi (libras). Se pesar mais, use até 120 psi. Quando chover, abaixe a pressão em cerca de 10 psi.

Troque os componentes: Cada parte da bicicleta tem uma vida útil. Faça manutenção regular para evitar problemas. Muitas vezes, economizar ao substituir peças pode acabar custando muito caro futuramente. Por isso, é importante ter uma bike que você tenha condições não só de comprar, mas também de manter.