23 de setembro de 2021

Alcance de coleta de recicláveis vai bem além de Alto dos Pinheiros

Foi um dia bem quente, com os termômetros superando 32º C em São Paulo. Ainda assim, muita gente saiu de casa no sábado (18 de setembro) e se engajou na sétima e mais ampla coleta de recicláveis já realizada em Alto dos Pinheiros. Cerca de 270 carros dirigiram-se até o estacionamento da Local Imóveis, ao lado da Praça Pan-Americana, para levar materiais como eletroeletrônicos, isopor, aerossóis, lâmpadas e itens de escrita, além de livros, numa campanha feita pela SAAP e empresas parceiras. No ano passado, foram 150 veículos.

Não só foram muitos automóveis, como vinham de vários lugares. “Tinha muitas pessoas de Alto dos Pinheiros, claro – algumas vieram de bicicleta, a pé, em família, com o cachorro… Mas havia muitas de outras áreas, que comentavam: queria ter isso no meu bairro”, conta a diretora de Sustentabilidade da SAAP, Carine Galvão. “Eram pessoas dos Jardins, de Boaçava, Vila Leopoldina, e também de locais mais distantes.”

Para Carine, a presença de moradores de locais diversos mostra ao menos duas coisas. Uma, o crescente engajamento de muitos cidadãos na causa da reciclagem. Outra, “a carência no município de pontos de coleta de grandes volumes de eletroeletrônicos fora de uso”.

O volume total recebido, subdividido em todos os tipos de materiais,  ainda será calculado pela Recycare, empresa responsável por coletar e dar destinação adequada a grande parte do que foi recolhido, como eletroeletrônicos, lâmpadas, isopor e livros. A Dinâmica Ambiental ficou a cargo dos aerossóis. Os materiais de escrita (caneta, canetinha, borracha…) foram recebidos pela própria SAAP – resultaram em dois baldes cheios. Vamos enviá-los à empresa TerraCycle, que tem parceria com a Faber-Castell num programa de logística reversa.

Cerca de 15 voluntários (além de uma equipe a Recycare e outra da startup de reciclagem Valora) ajudaram na operação. Muitas empresas, como Hughes, Più Salutie e Tikun Olam, fizerem coleta interna e levaram para o estacionamento da Local Imóveis. E a Aster levou 40 quilos de pilha, recolhidos de um condomínio da região.

Todos que levaram materiais ganharam uma muda de tempero ou um lixinho para pôr em automóveis. “A estrutura montada foi bem adequada ao tamanho do evento: havia dez vagas de estacionamento para os carros pararem. E era num ponto central do bairro: teve gente que viu de manhã a movimentação e voltou à tarde para entregar os recicláveis”, conta Carine.

Além da Recycare, da Local Imóveis, da Aster, da Dinâmica Ambiental e da Valora, também apoiaram a campanha a Ferring e a Sabesp. A Igreja Presbiteriana de Pinheiros, a escola Vera Cruz e diversos condomínios colaboraram na divulgação.