21 de dezembro de 2020

Fim de ano: veja 4 dicas para minimizar riscos de covid durante as festas

Tudo o que mais queremos ao fim deste ano tão difícil é passar as festas com nossos parentes e amigos queridos. Mas, infelizmente, o Brasil chega a dezembro com a pandemia em nova aceleração. Será possível se reunir mesmo assim?

A Rede Análise COVID-19, grupo multidisciplinar de voluntários de todo o Brasil que dissemina informações sobre o combate à pandemia, postou em seu Instagram sugestões para diminuir o risco de contaminação durante as festas natalinas. Outros veículos publicaram vídeos, programas de podcast e matérias com recomendações.

Analisamos esse material e selecionamos quatro dicas fundamentais para uma festa mais segura no Natal e no réveillon.

Ambientes ventilados

É essencial que a celebração aconteça num ambiente muito bem ventilado. Altos dos Pinheiros é privilegiado para isso: há muitas casas com grandes espaços ao ar livre. É aí que as pessoas podem se reunir. Se você mora num apartamento, faça a festa na varanda. Mantenha as janelas abertas e nunca use ar-condicionado. Colocar um ventilador apontado para fora, em alguma das janelas, ajuda a melhorar a circulação de ar.

Pouca gente

Limite ao máximo a quantidade de convidados. Preste também atenção ao número de residências que serão misturadas. É mais seguro reunir 12 pessoas de duas moradias do que 12 que vivam em quatro lares diferentes. Idosos e pessoas com comorbidades devem evitar a celebração. Se não for possível, eles devem tomar ainda mais medidas de cuidado do que os outros participantes.

Muitos cuidados

Mantenha sempre sabão no banheiro e adote toalhas descartáveis, de papel. Crie um ambiente que favoreça o distanciamento social. Por exemplo: monte uma mesa de refeições para cada lar presente na celebração. Se houver apenas uma, faça um rodízio entre os presentes. Sirva as bebidas em embalagens individuais. E sempre use máscara quando não estiver comendo ou bebendo.

Olha a hora!

Os agrupamentos prolongados aumentam as chances de contaminação. Portanto, nada de confraternizações infinitas. Tente fazer uma celebração mais enxuta e rápida.

Sempre há risco

Essas quatro sugestões diminuem, mas não eliminam os riscos de contaminação. Lembre-se: a maior demonstração de carinho que podemos dar, neste ano, é cuidar dos outros e de nós – para que em 2021 todos estejam de fato com saúde pra dar e vender, como diz a famosa canção de réveillon.