29 de fevereiro de 2016

Após pedido da SAAP, Subprefeitura limpa bueiro que vinha provocando alagamentos

Não era novidade para quem passava, em dia de chuva forte, na esquina entre a avenida Diógenes Ribeiro de Lima e a rua Japiaçoia: frequentemente o trecho alagava. A causa principal não estava na topografia do terreno, mas num bueiro entupido.

IMG_1991

Com as poucas chuvas dos últimos dois anos, o problema ficou menos evidente. Mas a volta dos temporais, em 2016, deixou claro que era preciso agir. Os moradores da região acionaram a SAAP, que entrou em contato com a Subprefeitura de Pinheiros, que enviou uma equipe no mesmo dia (23 de fevereiro, uma terça-feira).

“Diante da gravidade da situação, nós demos prioridade”, afirma o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Subprefeitura, Luís Octávio da Silva, responsável pela resposta dos serviços executados pelos diversos setores da Sub Pinheiros.

O acúmulo de sedimentos (terra e outros resíduos) é que obstruía a passagem de água e provocava alagamentos, segundo ele. A limpeza levou cerca de duas horas, e uma nova operação deve ser feita em três meses, para evitar novos alagamentos. “Desde a última limpeza, realizada em novembro, novos sedimentos se acumularam no local, ocasionando entupimento”.

IMG-20160224-WA0029

Ainda não ocorreram chuvas fortes desde a última terça, mas Silva acredita que a questão tenha sido solucionada. Caso estes ou outros bueiros do bairro apresentem problemas, ele recomenda que o morador abra um SAC no portal da Prefeitura para acionar uma equipe que irá verificar o problema no local.