12 de abril de 2018

Biblioteca em Alto dos Pinheiros é a primeira a ser revitalizada em programa da prefeitura

Ampla e cercada por uma frondosa vegetação, a casa no número 1.919 da avenida Pedroso de Moraes poderia ser apenas mais uma construção de Alto dos Pinheiros. Mas é mais do que isso. Ali funciona, desde 1955, a Biblioteca Álvaro Guerra. E, apesar de sessentona, ela está nova em folha: foi a primeira a participar de um projeto que pretende revitalizar todas as 54 unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas da Prefeitura de São Paulo.

“Houve uma renovação do acervo. Os livros antigos foram enviados para outros lugares e recebemos edições novas, que serão expostas com as capas a mostra para atrair mais o público”, diz a coordenadora da Álvaro Guerra, Maria Angélica Martins Costa.

Com a supervisão de um arquiteto da prefeitura, as estantes foram reposicionadas de maneira a entrar mais luz no espaço. “Também foram colocados pufes para que os visitantes fiquem mais confortáveis, além de uma mesa de estudos com tomadas individuais”, continua Maria Angélica, sem se esquecer de outra novidade — essencial nos dias de hoje. Agora, a Álvaro Guerra conta com wi-fi gratuito.

As crianças ganharam atenção especial durante a revitalização da unidade, com uma reprodução de um trem que traz, em cada vagão, livros dispostos de maneira temática.

Dos tempos antigos, sobraram só as confortáveis cadeiras de madeira, “que estão ali desde a inauguração da biblioteca”, segundo a coordenadora.

Público mais presente

Maria Angélica afirma ter observado um aumento do número de visitantes diários após a reforma promovida pelo programa Biblioteca Viva. E o objetivo é atrair ainda mais pessoas, oferecendo opções de lazer nos finais de semana, como shows e food trucks, uma maneira também de aproveitar a aprazível área externa da propriedade (veja aqui a programação). “Estamos tomando mais cuidado com o jardim para que ele se torne atraente para o público.”

E você? Já visitou a “nova” Álvaro Guerra? Se ainda não, fica o convite para conhecer esse importante espaço de Alto dos Pinheiros. Certamente, você encontrará algo interessante entre as mais de 20 mil obras do acervo da biblioteca, que inclui livros, quadrinhos e audiobooks.