29 de maio de 2023

Pela terceira vez, SAAP ganha medalha da PM

Faz muito, muito tempo que a SAAP trabalha com a Polícia Militar em prol da segurança de Alto dos Pinheiros. Essa parceria tem trazido bons resultados – e também medalhas. Na semana passada, a associação recebeu sua terceira condecoração da PM, em reconhecimento à nossa atuação relevante em prol da segurança.

A primeira medalha (Medalha Cinquentenário do Batalhão de Suez) recebemos em maio de 2015, em agradecimento à campanha que angariou R$ 45 mil entre os associados para comprar móveis e equipamentos para a unidade da 1ª Cia do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (BPM/M), que havia sido construída no parque Villa-Lobos. A segunda medalha (Medalha Bandeirante Domingos Jorge Velho) foi entregue em 2019, como forma de reconhecimento de nosso empenho pela segurança de Alto dos Pinheiros.

A terceira medalha foi entregue neste mês, em 17 de maio – trata-se da medalha Governador Pedro de Toledo, outorgada pela Sociedade de Veteranos de 32 MMDC. Os dois nomes fazem referência à Revolução Constitucionalista de 1932: Pedro de Toledo era o governador paulista na época, e MMCD é um acrônimo das primeiras letras do nome de quatro manifestantes antigetulistas mortos naquele ano: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

“Foi uma surpresa e uma honra”, diz a presidente da SAAP, Maria Helena Osório Bueno, em nome de quem a medalha foi entregue. “Entendo que é um reconhecimento pelo que a SAAP vem fazendo com a PM, pela nossa longa parceria”, comenta.

Maria Helena cita três grandes marcos dessa atuação conjunta. Um deles é a instalação, no bairro, de câmeras de vigilância ligadas ao sistema Radar Detecta, da PM. Outro é o entusiasmo com que a SAAP abraçou o programa Vizinhança Solidária, que estimula a troca de informações entre moradores e agiliza o repasse de dados para a própria PM. “Aliás, quem trouxe o programa para cá foi o tenente-coronel Marcos Daniel Fernandes, que hoje é comandante do 23º Batalhão da PM, responsável pelo nosso bairro”, diz Maria Helena. Um terceiro marco foi a campanha da SAAP em prol da unidade da PM no Villa-Lobos.

“Nós é que temos de agradecer à PM pelo serviço que ela tem feito. Sabemos que a PM é muito criticada, mas sabemos também que, na nossa região, ela trabalha muito, se esforça muito”, afirma a presidente da associação. “O capitão Pettinato e o tenente-coronel Daniel são grandes aliados de Alto dos Pinheiros.”