24 de janeiro de 2023

Casos de dengue quadruplicam em Alto de Pinheiros

O número de casos de dengue em Alto dos Pinheiros quadruplicou de 2021 a 2022, mostram os dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Os registros saltaram de 21 para 112 no período, ou 433%. Segundo levantamento feito pelo site Metrópolis, nossa região foi a que teve maior aumento no período em toda a cidade.

Esse foi o segundo ano consecutivo com alta na quantidade de casos confirmados no bairro. E foi a primeira vez em seis anos que a marca de 100 foi ultrapassada — isso só havia acontecido em 2015 e 2016, o pior ano da série disponibilizada pela Secretaria de Saúde. No município, o incremento foi menos acentuado: 59,7%.

A pasta também divulga, por região, os casos de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. De Chikungunya, não houve nenhum em Alto dos Pinheiros – nem no ano passado nem em qualquer outro período da série histórica. Na cidade foram oito, nenhum na região da Unidade de Vigilância em Saúde Lapa/Pinheiros, onde fica o distrito administrativo de Alto dos Pinheiros. Já em relação a zika, os últimos registros no município datam de 2017. De febre amarela, 2018.

É vergonhoso que São Paulo, e Alto dos Pinheiros em particular, tenha tido desempenho tão ruim em 2022. É uma derrota coletiva – um sinal de que a Prefeitura falhou, mas também de que nós, moradores, falhamos. E falhamos frente a uma doença cujo processo de transmissão já é bem conhecido de todos, há muitos anos. Em Alto dos Pinheiros, é verdade, temos muitas áreas verdes, mas também saneamento básico universalizado e moradores com grau de instrução elevado. Poderíamos ter nos saído bem melhor.

Vamos juntos reverter esse quadro em 2023?