22 de abril de 2022

Coleta de recicláveis da SAAP ganha adesão de outras associações de bairro. Participe!

A SAAP já vinha notando em anos anteriores, mas em 2021 ficou ainda mais evidente – a campanha de coleta de recicláveis atraía vários moradores de outros bairros. Por que, então, não juntar forças para que mais moradores de regiões vizinhas possam nos ajudar a contribuir para um mundo melhor? É o que vamos fazer na próxima campanha, a ser realizada em 4 de junho. Ela ganhará maior abrangência: recebeu apoio da Sociedade Amigos da Vila Madalena (Savima), da Associação dos Moradores de Pinheiros (Amor Pinheiros) e da Associação dos Moradores das Ruas Morás, dos Tamanás, Iquitos, Zapara, dos Miranhás, Jupuá e dos Juris (AmoCity Morás).

Será a oitava coleta de “lixo” eletroeletrônico e de outros recicláveis promovida pela SAAP, a primeira com outras associações de moradores. A iniciativa está sendo feita em parceria com a empresa Recycare, especializada na reciclagem de eletroeletrônicos (veja exemplos mais abaixo). Também tem apoio da Dinâmica Ambiental, líder na reciclagem de aerossóis, da Local Imóveis (que cederá o espaço para recebimento dos materiais), do projeto OHquidea (que entregará, a quem levar os recicláveis, orquídeas resgatadas por terem perdido seu valor comercial), da Aster (membro do programa Empresa Amiga do Bairro), da Sabesp, da Ferring, do Polo EaD Pinheiros do Mackenzie, do Colégio Santa Cruz, entre outros.

A campanha faz parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente desde 1974 para sensibilizar governos, empresas, sociedade civil, cidades e comunidades para a urgência de proteger o planeta. No Brasil, a mobilização é capitaneada pelo movimento Limpa Brasil.

Chame seus vizinhos (inclusive de outros bairros) para a campanha. Em setembro do ano passado, recolhemos mais de 6 toneladas. Bora nos ajudar a superar esta marca?

Quando será a coleta?

Em 4 de junho, um sábado, das 9h às 17h.

Aonde os materiais devem ser levados?

No estacionamento da Local Imóveis de Alto dos Pinheiros, a poucos metros da praça Pan-Americana: Av. Pedroso de Morais, 2.646

Como será a coleta?

Assim como nos últimos dois anos, será no sistema de drive-thru. Leve os materiais no carro. No local haverá uma equipe da Recycare e voluntários para recolhê-los e esclarecer eventuais dúvidas.

O que posso levar para reciclagem?

Produtos de informática: computadores desktops, notebooks, periféricos, tablets, impressoras, celulares, secretárias eletrônicas, fax, telefonia, placas de circuito integrado, reatores, fios e cabos de energia, discos rígidos, fitas de backup, copiadoras, gravadores e reprodutores de DVD, monitores de LCD, plotters, scanners, terminais de caixa, terminais inteligentes, thin clients, unidades de armazenamento externo, cartuchos de tinta, toners, celulares, acessórios, mídias, PABX, modems, MP3 players, iPods, roteadores, smartphones, teclados, equipamentos de rede…

Som e vídeo: monitores, televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD, VHS, equipamentos de áudio, filmadoras, câmeras VHS, decodificadores, caixas de som, home theaters, aparelhos de blu-ray, autorrádios, rádios, caixas acústicas, câmeras fotográficas digitais, microfones, fones de ouvido, fitas VHS, fitas-cassete, LPs, CDs, DVDs, videolasers, cartucho de videogames, videogames, videokês…

Eletroportáteis: batedeiras, secadores de cabelo, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, multiprocessadoras, aquecedores, aspiradores de pó, cafeteiras, centrífugas, máquinas de costura, máquinas de escrever, torradeiras, vaporizadores, ventiladores de mesa, ventiladores de chão, agendas eletrônicas, barbeadores, calculadoras…

Materiais de escrita: canetas, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, marca-texto, canetinhas, apontadores…

Aerossol: todas as embalagens, como desodorante, creme de barbear, repelente, tinta…e suas respectivas tampas

Outros materiais: isopor, lâmpadas, chapas de raios X…

Publicações: livros, revistas, fascículos, enciclopédias, cadernos, apostilas… (o que estiver em bom estado será doado, o restante será reciclado)

O que mais?

Desta vez, faremos também uma campanha do agasalho. Podem ser doadas peças em bom estado (roupas, luvas, gorros, sapatos, roupas de cama, cobertores e edredons, por exemplo), que serão doadas para o Instituto Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que atua por meio da estratégia de rede em periferias e favelas de todo o Brasil.

O que será feito com os materiais?

A maior parte (eletroeletrônicos, lâmpadas, isopor…) vai para a Recycare, que classifica, pesa e separa os itens por categoria. Parte dos equipamentos é reaproveitada. O restante volta ao ciclo produtivo como matéria-prima (placas de circuito, plástico, metal, vidro…). Isopor e lâmpadas são encaminhados pela Recycare para empresas especializadas na reciclagem desses itens.

No caso de livros e publicações, o que estiver em bom estado será doado a instituições, por meio do programa Ciranda da Leitura. O restante será reciclado.

Com os aerossóis, a responsabilidade é da Dinâmica Ambiental, especializada no tema (leia mais sobre a reciclagem de aerossóis em Alto dos Pinheiros).

No caso dos materiais de escrita, a própria SAAP os recolhe e envia à TerraCycle, que tem um programa em parceria com a Faber-Castell para dar destinação correta a esse tipo de instrumento (leis mais sobre reciclagem de materiais de escrita).

Já roupas e cobertores serão distribuídos pela Gerando Falcões para comunidades vulneráveis – justamente no mês em que as temperaturas começam a cair de forma acentuada.