27 de outubro de 2021

Campanha da SAAP para coleta de recicláveis arrecada mais de 6 toneladas

Uma lixeira de calçada, dessas que há em frente de inúmeras casas em Alto dos Pinheiros, suporta aproximadamente 50 quilos. Pois bem: seriam necessárias 126 delas para dar conta de tudo o que foi arrecadado na sétima campanha de reciclagem organizada pela SAAP no Dia Mundial da Limpeza, em 18 de setembro. Na ocasião, 270 famílias (um número recorde de participantes) levaram 6.341,2 quilos de materiais reaproveitáveis ao posto de coleta montado na Local Imóveis, ao lado da praça Pan-Americana.

Itens como computadores fora de uso, carregadores e outros produtos de informática, isopor e lâmpadas foram processados pela Recycare, uma das parceiras da SAAP no projeto. Outra, a Dinâmica Ambiental, cuidou dos aerossóis. A própria SAAP recolheu instrumentos usados em escritório (lápis, canetas, borracha…), para enviá-los à empresa TerraCycle, que tem um programa de logística reversa em parceria com a Faber-Castell (leia mais sobre reciclagem de materiais de escrita). Tudo foi segregado em plástico, papel, sucata de ferro, cabos e outros materiais.

Esta sétima edição foi a que abrangeu maior variedade de itens – como aerossóis (90 foram entregues no dia) e materiais de escrita (em torno de 400 canetas). O volume recolhido foi o segundo maior – só inferior ao de 2020, quando, em razão da pandemia, muitos moradores ficaram mais tempo em casa e notaram que não precisavam de vários itens que mantinham. Ainda assim, as 6,34 toneladas são bem superiores que a média das edições anteriores (3,5 toneladas).

Parte do que foi angariado tem bom estado, como livros. Eles serão doados a instituições da área de leitura e educação, por meio do programa Ciranda da Leitura, da Recycare.

O sucesso da campanha está estreitamente ligado às empresas que o apoiaram. Além da Recycare, da Dinâmica Ambiental e da Local Imóveis, tivemos colaboração da startup de reciclagem Valora. Muitas empresas, como Ferring, Sabesp. Hughes, Più Salutie e Tikun Olam, fizerem coleta interna e levaram para o posto de arrecadação. E a Aster levou 40 quilos de pilha, recolhidos de um condomínio da região. A Igreja Presbiteriana de Pinheiros, a escola Vera Cruz e diversos condomínios ajudaram na divulgação.

Para a SAAP, a ação mostra a importância de o bairro ter uma associação forte e atuante, capaz de unir diferentes agentes – moradores, escolas, concessionárias públicas, empresas privadas – em torno de uma causa tão importante quanto a reciclagem.

Parabéns a todos os participantes!