20 de dezembro de 2018

Feira faz ponte entre entidades sociais e pessoas que desejam se engajar em uma causa

Com a proximidade do Natal, sentimentos como amor e solidariedade afloram com mais força em nós. Nessa época do ano, o desejo de ajudar o próximo ganha cores mais nítidas. Só que, não raras vezes, esse desejo acaba atropelado pela correria cotidiana e se perde em meio a um amontoado de afazeres. Para facilitar a vida de quem quer converter intenção em ação, o Clube Alto dos Pinheiros organizou, no dia 15 de dezembro, a Feira Social, uma maneira de apresentar aos participantes trabalhos filantrópicos realizados na nossa região. A ideia foi justamente criar uma ponte entre os moradores da área e as iniciativas.

“De tanto ouvir os sócios do clube comentarem que gostariam de se engajar mais, mas não sabiam por onde começar, resolvi promover a feira. Nessa primeira edição, priorizamos organizações que já são reconhecidas pelo seu trabalho”, comenta Wellington Nogueira, diretor cultural do clube e responsável pelo evento.

Entre as organizações participantes estavam a SAAP, como oportunidade para aqueles que desejam promover melhorias no bairro; Atados, plataforma que conecta voluntários e instituições, permitindo filtrar os interesses por critérios como região da cidade e causa; Corrida Amiga, que estimula pessoas a deixarem o carro em casa e caminhar; Associação Vagalume, responsável por montar bibliotecas em comunidades afastadas de grandes centros; Canto Cidadão, cujos palhaços atuam em hospitais junto ao público adulto e da terceira idade; e a iniciativa Costura Beneficente, do Clube Alto dos Pinheiros, que confecciona enxovais para bebês e os doa a creches, paróquias e instituições de caridade.

“Montamos um estande para cada entidade. Elas enviaram seus representantes para mostrar o trabalho que desenvolvem aos interessados. O retorno foi muito legal. Era um dia de atividade intensa no clube, com finais de campeonato, e quem visitou o espaço aprovou a ideia”, afirma Nogueira.

Com o sucesso da iniciativa, ele já planeja uma segunda edição da Feira Social em 2019. “Vivemos em uma época com tantos estímulos tecnológicos, que às vezes precisamos criar estímulos humanos para que as pessoas se interessem por esses temas. A intenção é ampliar ainda mais o evento no próximo ano, levando 10 organizações ao clube”, adianta.