11 de maio de 2020

Projeto busca recursos para publicar cartilha sobre reinserção social de pessoas em situação de rua; colabore!

Em 2011, Alto dos Pinheiros foi palco de um encontro que mudou vidas. Naquele ano, Shalla Monteiro e Raimundo Arruda Sobrinho se conheceram. Ambos moravam no bairro; ele, no canteiro central da av. Pedroso de Moraes –era então uma das mais de 20 mil pessoas que, segundo dados da prefeitura de São Paulo, vivem em situação de rua.

A improvável amizade tomou rumos fantásticos quando Shalla criou uma página no Facebook para divulgar os escritos de Raimundo, que, graças a isso, reencontrou a família da qual estava separado há 51 anos. Agora, vive ao lado de parentes em Goiânia.

Essa foi a primeira experiência de Shalla com reinserção social de pessoas em situação de rua. Nos nove anos seguintes, ela teve outras duas histórias. Criou, assim, um método que agora espera transformar em livro para ajudar outras pessoas. E, para isso, Shalla e o editor Pedro de Luna lançaram uma campanha para arrecadar recursos para a publicação.

Shalla e Raimundo, agora de volta à companhia de sua família

“No Facebook, eu já publicava algumas pílulas sobre como agir com pessoas em situação de rua. Olhar a pessoa nos olhos, abaixar, pedir licença para falar. Tinha um começo de metodologia aí. A ideia agora é amarrar essas pontas soltas em algo como uma cartilha estruturada”, explica Shalla.

O projeto da publicação já estava sendo gestado antes da pandemia, mas a situação extrema mudou os planos da dupla, que decidiu partir para o financiamento coletivo, em vez de apenas adiar a ideia.

“Quando isso passar, é provável que tenhamos ainda mais pessoas nas ruas por causa da crise econômica”, ressalta Shalla, para explicar a urgência do projeto.

O objetivo é conseguir R$ 20 mil até 17 de maio para bancar uma publicação digital com distribuição gratuita.

A história incrível de Shalla e Raimundo foi escolhida pelo Facebook para virar um dos 10 vídeos feitos para celebrar os 10 anos da rede social em 2014.

É por saberem que aí pelo mundo existem outras Shallas e Raimundos é que a dupla quer fazer essa publicação: para que saibam melhor o que fazer quando o sentimento de solidariedade floresce.

Ajude-os a possibilitar outros encontros incríveis: colabore com o projeto!