30 de outubro de 2015

Plano de poda preventiva abrange poucas áreas de Alto dos Pinheiros

O plano de podas preventivas da Prefeitura, lançado com objetivo de evitar quedas de árvores durante chuvas fortes, não contempla adequadamente Alto dos Pinheiros, uma das áreas urbanas com mais verde no município. Essa é a avaliação da SAAP, que mapeou as árvores da nossa região.

O Plano Intensivo de Manejo Arbóreo (Pima), lançado em agosto, vai centrar suas ações nas subprefeituras Sé, Pinheiros, Butantã, Santo Amaro, Vila Mariana, Ipiranga, Lapa e Mooca, que, segundo a administração municipal, “têm 42% das árvores do viário paulistano, mas respondem por 62% das quedas registradas nos últimos dois anos, e correspondem a 44% das demandas do serviço de atendimento ao consumidor (SAC)”.

A ideia é que, num trabalho intensivo, sejam feitas todas as podas necessárias nas ruas com o maior número de queda de árvores e com muitas reclamações sobre plantas doentes. Assim, se evitariam ocorrências que acabam atrapalhando o trânsito, rompendo fios elétricos e, nos casos mais graves, machucando ou matando pessoas.

No entanto, apenas uma pequena região sob responsabilidade da SAAP foi considerada pelo plano municipal (é a área em verde no mapa abaixo).

prima_imagem edição final

“Imaginávamos que iríamos receber muito mais atenção, porque entregamos vários laudos para a Prefeitura, e as reclamações que apresentamos contemplavam uma área muito maior”, diz a segunda-tesoureira da SAAP, Carine Clever Galvão, que está acompanhando o assunto pela associação.

No começo de 2015, a SAAP começou a mapear as árvores com problemas. Primeiro, pediu aos moradores que identificassem os espécimes em risco. Depois, contratou uma agrônoma e uma botânica para fazerem um levantamento fitossanitário. Com base nos laudos, fez uma série de reivindicações ao SAC da Prefeitura, ajudando o poder público a ter uma melhor visão do problema.

A Prefeitura afirma que contará com uma equipe de 36 especialistas, entre biólogos e agrônomos, para avaliar previamente as árvores e ver se há necessidade de poda.

Esperamos que a ação atue com responsabilidade, pois, conforme matéria do site Fiquem Sabendo, com base em dados públicos, o distrito de Pinheiros tem a maior área verde da região do centro expandido.