3 de maio de 2018

Projeto da prefeitura regional de Pinheiros transforma cidadãos em fiscais de zeladoria urbana

A prefeitura regional de Pinheiros é responsável por uma área de mais de 30 km2. Como dar conta de fazer o serviço de zeladoria funcionar eficientemente numa área tão grande? Transformando alguns dos quase 290 mil habitantes da região em fiscais. É essa a premissa do Projeto Guardião, que teve seu piloto lançado pelo órgão em 3 de março.

A proposta é simples. Foram escolhidas cinco ruas em cada um dos quatro distritos abrangidos pela prefeitura regional –Jardim Paulista, Alto dos Pinheiros, Pinheiros e Itaim Bibi. Em cada uma dessas vias, um voluntário é responsável por fiscalizar os serviços de zeladoria –como varrição e coleta de lixo-, enviando relatórios para o órgão e alertando para situações emergenciais.

“Os guardiões receberam o plano de varrição de suas respectivas ruas, assim como uma capacitação dos serviços de varrição, coleta dos sacos de varrição e coleta de papeleira, além de uma explicação sobre os serviços demandantes (aqueles para os quais é necessário solicitar através do 156 para que seja executado), que são instalação e manutenção de papeleira, capinação, retirada de propaganda irregular e recolha de grandes resíduos”, diz o site da prefeitura regional.

Foram exatamente problemas de varrição que levaram o engenheiro Paulo Sanches a se tornar o representante da rua Almeida Garret.

“A equipe passava por aqui apenas uma vez por semana. Fui reclamar e descobri que a prefeitura pagava por três dias semanais. Fiz a reclamação, e assim me aproximei do órgão e virei guardião. O problema foi resolvido”, diz Sanches.

Já a administradora Natália Uliana chegou até o projeto por causa de um sofá. “Abandonaram o móvel numa praça na frente da minha casa. Reclamei, vi que estavam com esse projeto e aproveitei para me inscrever”, afirma a responsável pela rua Caraçá.

Natália conta que, entre as responsabilidades dos voluntários, está o envio semanal de relatórios sobre eventuais irregularidades para a prefeitura regional de Pinheiros, e a participação em reuniões mensais no órgão para discutir questões de zeladoria.

A boa notícia é que o órgão municipal tem feito bom uso de seus guardiões. “Na praça em frente de casa, havia apenas uma lixeira pequena, que estava sempre vazando de tão cheia. Depois de reclamarmos, a prefeitura instalou dois novos lixos no local”, conta Natália.

Da mesma maneira, Sanches relata que “um dia, varreram a rua, mas não retiraram os resíduos. Avisamos a prefeitura e eles prontamente o recolheram”.