13 de setembro de 2022

SAAP já coletou gratuitamente mais de 110 litros de óleo de cozinha usado; participe do programa

Dominik Schraudolf/Pixabay

Lançada há um ano, a ação da SAAP para recolher óleo de cozinha usado já coletou 113,58 litros entre os associados. O material é vendido para uma empresa que dá destinação correta ao resíduo. Com o dinheiro angariado, compramos produtos de limpeza para o Abrigo Reviver, uma entidade sediada em Alto dos Pinheiros que cuida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A coleta é um benefício que a SAAP concede a seus associados, gratuitamente. Toda primeira terça-feira do mês, passamos nos domicílios cadastrados pegando as garrafas PET com óleo. Desde julho de 2021, início do programa, recolhemos o material em 46 endereços residenciais.

Em agosto, fizemos a segunda entrega para a empresa recicladora. Com o valor obtido, compramos cerca de 25 litros de produtos de limpeza para o Abrigo Reviver. Além disso, nas casas onde buscamos o óleo também passamos a retirar latas de aerossol (inclusive as tampas) e instrumentos de escrita (como lápis, canetinhas e borracha).

Não tem por que não aderir: é de graça, você colabora com o meio ambiente e ainda ajuda uma organização que faz um trabalho muito sério em Alto dos Pinheiros.

Como posso aderir ao programa da SAAP?
Basta ser associado da SAAP e ir acumulando o óleo de cozinha em garrafas PET. Quando quiser marcar a retirada, escreva para saap@saap.org.br

Por que reciclar óleo de cozinha usado?
Quando se joga esse produto tão gorduroso na pia, parte do óleo se fixa às paredes do encanamento — isso acontece com todos os tipos: de soja, de girassol, de milho, de canola, azeite… Assim, reduz o espaço para escoar a água, provocando entupimentos. A parte que segue até a rede de esgoto, se não for tratada, contamina rios e represas. A estimativa da Sabesp é que 1 litro de óleo pode poluir 25 mil litros de água.

Que destinação a SAAP dá ao óleo recolhido?
Repassamos para a empresa que extrai os resíduos sólidos (vendidos para fabricantes de ração), purifica o óleo e o destina a indústria de sabão e biodiesel.

O que será feito com o aerossol que passará a ser recolhido?
As embalagens de aerossol, mesmo vazias, guardam resquícios de gases inflamáveis. Por isso, requerem tratamento especial. A SAAP as leva para a Casa Toni de Alto dos Pinheiros (r. Cerro Corá, 2.287), uma Empresa Amiga do Bairro. Lá, o material é recolhido pela Dinâmica Ambiental, passa por tratamento e separação, resultando em alumínio e plástico, revendidos para diversos setores.

O que será feito com os instrumentos de escrita que passarão a ser recolhidos?
Lápis, canetas, canetinhas, marca-texto, borrachas, marcadores e outros itens de escritório são feitos de vários materiais. A reciclagem comum não consegue separá-los adequadamente. Por isso, a SAAP aderiu ao programa de logística reversa da empresa TerraCycle, feito em parceria com a Faber-Castell. Distribuímos pontos de coleta no bairro e, a cada vez que acumulamos 5 quilos, os enviamos para a empresa, sem custos.