9 de março de 2016
Mapeamento identifica 67 espécies de árvores na praça Vicentina de Carvalho
Bastam alguns passos por Alto dos Pinheiros para perceber uma de suas notáveis características: a arborização. De fato, o distrito está entre as regiões que mais concentram áreas verdes em São Paulo. Como uma das melhores formas de preservar é conhecer, a SAAP fez, em 2013, um mapeamento das árvores da praça Província de Saitama. Depois, foi a vez da praça Vicentina de Carvalho, que apresentou um número ainda maior de espécies.
“A Vicentina de Carvalho tem várias árvores em comum com a Província de Saitama, mas também encontramos algumas novidades por lá”, diz o biólogo e professor do Instituto de Biociências da USP José Rubens Pirani, que contou com a ajuda de grupos de estudantes nos dois trabalhos.
O levantamento feito pelo biólogo – que já havia realizado iniciativas semelhantes em bairros como Itaim Bibi e Vila Madalena- catalogou 67 espécies diferentes de árvores na Vicentina de Carvalho. Na Província de Saitama, foram 43. Em comum, as duas têm 25.
Pirani também fez um mapa com a localização de todas as espécies da Vicentina de Carvalho catalogadas ao longo dos trabalhos. Na avaliação do professor, “o mapeamento e a identificação pública fazem com que as pessoas prestem mais atenção à conservação do verde e tenham uma postura mais cidadã sobre o que está à sua volta”.
Diante da experiência bem-sucedida nas duas praças, a SAAP tem planos de levar o projeto para outras áreas verdes de Alto dos Pinheiros. Os locais que terão as árvores mapeadas ainda serão definidos.
Veja também
25 de agosto de 2012
História do Alto dos Pinheiros
11 de dezembro de 2015
Discussão sobre lei de zoneamento pautou atuação da SAAP em 2015
24 de novembro de 2021
Vamos usar melhor as casinhas de livros do nosso bairro?
17 de março de 2022