9 de março de 2016

Mapeamento identifica 67 espécies de árvores na praça Vicentina de Carvalho

vicentina

Bastam alguns passos por Alto dos Pinheiros para perceber uma de suas notáveis características: a arborização. De fato, o distrito está entre as regiões que mais concentram áreas verdes em São Paulo. Como uma das melhores formas de preservar é conhecer, a SAAP fez, em 2013, um mapeamento das árvores da praça Província de Saitama. Depois, foi a vez da praça Vicentina de Carvalho, que apresentou um número ainda maior de espécies.

“A Vicentina de Carvalho tem várias árvores em comum com a Província de Saitama, mas também encontramos algumas novidades por lá”, diz o biólogo e professor do Instituto de Biociências da USP José Rubens Pirani, que contou com a ajuda de grupos de estudantes nos dois trabalhos.

O levantamento feito pelo biólogo – que já havia realizado iniciativas semelhantes em bairros como Itaim Bibi e Vila Madalena- catalogou 67 espécies diferentes de árvores na Vicentina de Carvalho. Na Província de Saitama, foram 43. Em comum, as duas têm 25.

Captura de Tela 2016-03-09 às 12.48.45

Pirani também fez um mapa com a localização de todas as espécies da Vicentina de Carvalho catalogadas ao longo dos trabalhos. Na avaliação do professor, “o mapeamento e a identificação pública fazem com que as pessoas prestem mais atenção à conservação do verde e tenham uma postura mais cidadã sobre o que está à sua volta”.

Diante da experiência bem-sucedida nas duas praças, a SAAP tem planos de levar o projeto para outras áreas verdes de Alto dos Pinheiros. Os locais que terão as árvores mapeadas ainda serão definidos.