24 de junho de 2021

Contra formigas lava-pés, Vigilância Ambiental vai isolar parquinho da Província de Saitama

Foto: Ryan Hodnett

Foto: Ryan Hodnett

Começou com uma mensagem de alerta recebida pela SAAP nas redes sociais: uma mãe estava brincando com o filho em um dos escorregadores do parquinho da praça Província de Saitama quando a criança foi picada por muitas formigas. Entramos em contato com a Vigilância em Saúde Ambiental Lapa/Pinheiros, que mandou técnicos ao local e constatou: na base do escorregador e na base de madeira dos balanços há formigueiros de lava-pés.

Em comunicado enviado à SAAP, o órgão informa que esse tipo de formiga (de nome científico Solenospis sp) pode formar colônias com mais de 250 mil indivíduos, é agressivo quando atacado e tem uma picada dolorosa, que pode gerar reações adversas (leia a íntegra do comunicado).

Em razão desses riscos, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) vai aplicar inseticidas no parquinho e isolá-lo com fita por tempo indeterminado (“até que não se observe mais a presença dos insetos ou de possíveis aberturas oriundas de fragmentação da colônia”, conforme o documento).

Portanto, a SAAP ressalta que é fundamental que os responsáveis não permitam que crianças e animais domésticos ultrapassem a área demarcada – ela estará com produto potencialmente tóxico.

A aplicação de intervenção química não é medida habitual – as formigas têm papel ambiental relevante: podam plantas, fazem aeração do solo e incorporam matéria orgânica à terra. O procedimento só está sendo adotado em razão dos riscos mencionados no relatório da DVZ. A divisão adverte que o processo pode ser moroso – e não assegura que as formigas não reapareçam em épocas mais quentes.

A SAAP manterá contato com a DVZ e avisará os moradores quando o parquinho estiver liberado.