13 de março de 2017

SAAP leva projeto de mapeamento de árvores para mais duas praças

 

Mais duas praças acabaram de ser incluídas no projeto de mapeamento de árvores do Alto dos Pinheiros, iniciativa idealizada pela SAAP para ajudar a preservar um dos maiores patrimônios do bairro: suas áreas verdes. Agora, juntam-se à Província de Saitama e à Vicentina de Carvalho, a Ignez Pestana e a São Gonçalo.

Em fevereiro, o biólogo e professor do Instituto de Biociências da USP José Rubens Pirani —que está à frente do programa desde quando foi criado — visitou as duas praças com os alunos Matheus Colli Silva e Daniela Almeida Costa.  A equipe, acompanhada por Juliana Gatti, do Instituto Árvores Vivas, identificou algumas árvores e recolheu folhas e frutos para confirmar depois quais eram as que não puderam ser imediatamente reconhecidas.

Entre as espécies descobertas na São Gonçalo estão duas frutíferas –— goiabeira e amoreira —, ipês amarelos, ligustros e jequitibás brancos. Já na Ignez Pestana, foram encontradas uma bananeira, um flamboyant e uma tipuana, entre outras.

O mapeamento das duas praças já está pronto. O próximo passo é a confecção das placas de identificação que serão colocadas em algumas árvores, permitindo assim que o visitante consiga reconhecê-las e saber um pouco mais sobre elas. Esse trabalho está sendo executado pelo Instituto Árvores Vivas, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover uma maior integração entre as pessoas e a natureza.

A parte mais longa do processo é a última: a aprovação da prefeitura para que as placas doadas sejam instaladas. O prazo para a análise é incerto.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2013, com o mapeamento das árvores da praça Província de Saitama. Depois, foi a vez da praça Vicentina de Carvalho, que apresentou um número ainda maior de espécies. O biólogo José Rubens Pirani, que atua voluntariamente, já havia feito o mesmo trabalho em áreas do Itaim Bibi e da Vila Madalena.