8 de setembro de 2021

Qualidades de Alto dos Pinheiros são fruto de união de esforços, diz presidente da SAAP a canal do YouTube

As características de bairro-jardim de Alto dos Pinheiros nasceram com o loteamento da Cia City, muitas décadas atrás, mas se mantêm graças à união de esforços entre moradores e poder público, afirmou a presidente da SAAP, Márcia Woods, em entrevista ao canal do YouTube IPP TV, da Igreja Presbiteriana de Pinheiros.

Numa conversa ao vivo com os apresentadores do programa “Notícias do Bem”, Márcia explicou que a SAAP nasceu em 1977, pouco depois de a administração da região deixar de ser da City e passar para a Prefeitura. “A associação surgiu para zelar pelas características de bairro-jardim, e ao longo do tempo foi sendo a expressão dos desejos dos moradores e das questões que o bairro precisava pensar: a preservação das áreas verdes, a segurança, temas ligados a plano diretor e zoneamento.”

A união de esforços entre os moradores (associados e não associados), os diferentes braços da administração pública e, eventualmente, a iniciativa privada teve papel crucial. Teve e tem: Márcia deu alguns exemplos bem atuais desse esforço coordenado.

União na segurança

Se hoje é possível dizer que o bairro é seguro, muito se deve ao trabalho conjunto das polícias, das associações de bairro da região e do engajamento dos moradores. Márcia citou a instalação de câmeras comunitárias, ligadas ao sistema da PM e da Polícia Civil. “Foi um projeto coordenado pela associação, mas com muito engajamento dos moradores: mais de 80 participaram, contribuindo financeiramente para a aquisição das câmeras.”

Ela mencionou ainda o programa Vizinhança Solidária, por meio do qual os vizinhos se unem para trocar informações sobre segurança e repassar orientações da 1ª Companhia da Polícia Militar, responsável pela nossa região.

Em breve, adiantou a presidente da SAAP, outra iniciativa na área será lançada: uma campanha para cadastramento de vigias na Polícia Civil. “Vamos ajudar nesse processo, com apoio de outras associações e do Conselho de Segurança de Pinheiros.”

União nas áreas verdes

Se boa parte das praças de Alto dos Pinheiros mantém-se em bom estado, muito se deve aos moradores, em parceria com a Prefeitura e, em alguns casos, com empresas – num esforço para adoção de praças. Márcia destacou a Província de Saitama, a Vicentina de Carvalho e a Conde de Barcelos –em que, de diferentes formas, os moradores se cotizam para colaborar com a limpeza e o incremento das áreas verdes. A própria SAAP investe na manutenção de canteiros e praças: em 2020, foram mais de R$ 50 mil.

“A população está ressignificando a ocupação do espaço público. A pandemia mostrou a preocupação de estar em áreas abertas, áreas verdes, e o quanto elas contribuem para o bem-estar”, comentou a presidente da SAAP.

União pela sustentabilidade

Outro tipo de atividade em que a SAAP tem incentivado o engajamento dos moradores é a destinação correta dos resíduos. Fizemos parcerias para instalação de pontos fixos para coletas de materiais e regularmente organizamos grandes campanhas de reciclagem. A próxima será em 18 de setembro, quando, com a ajuda de empresas parceiras, vamos recolher diversos itens difíceis de reaproveitar – eletroeletrônicos, fios e cabos, isopor, aerossóis, materiais de escrita e dezenas de outros.