12 de novembro de 2018

Moradores de Alto dos Pinheiros se mobilizam para construir cachorródromo na praça Vicentina de Carvalho

Quem melhor do que os frequentadores de um determinado espaço para saber o que é mais importante para o lugar? Foi com base nesse princípio que moradores das imediações da Vicentina de Carvalho, em Alto dos Pinheiros, definiram qual era a prioridade para a praça e, agora, trabalham para colocar em prática o plano: construir um cachorródromo.

Não é a primeira vez que eles se reúnem para promover melhorias no local. Em 2015, o grupo uniu esforços e reformou o playground e, após intermediação da SAAP, conseguiu que o então vereador Police Neto destinasse uma emenda parlamentar para a obra.

“Desde então, a atenção em torno do lugar meio que esfriou”, diz Silvia Zanotti, associada da SAAP, que se mudou para a região em 2016.

Frequentadora da praça, ela soube da mobilização anterior e resolveu fazer uma enquete no grupo do Facebook formado por moradores da área. A ideia era sondar com os participantes quais as prioridades para a Vicentina de Carvalho. A maioria manifestou o desejo de melhorar a iluminação do espaço, mas como esse tipo de intervenção depende do poder público, o foco foi deslocado para a segunda proposta mais votada, no caso, a construção do cachorródromo — algo que eles próprios poderiam tocar.

Mas a opção pela obra não veio sem polêmicas. “Decidimos fazer um chamamento amplo para um encontro na praça com a finalidade de discutirmos a questão. O debate foi acalorado, havia gente que era contra, mas a maioria foi a favor”, conta Silvia.

A decisão, na verdade, não surpreende por ser uma praça muito frequentada tanto por cachorros e seus donos quanto por crianças. Mas a convivência entre ambos nem sempre é livre de acidentes. “Tem gente que tira a coleira do animal para ele correr livremente e, às vezes, esbarra numa criança, que cai.”

Silvia aponta também outro problema: “Há cachorros que acabam correndo em direção à rua. Recentemente, um cão até foi atropelado, mas sobreviveu”.

A obra, que consiste basicamente em um alambrado cercando um espaço determinado, garante tanto a liberdade dos cães quanto a segurança deles e das crianças que frequentam a praça.

O local onde será feito o cachorródromo foi estrategicamente escolhido. “Há uma parte da Vicentina cercada de árvores altas e com um aclive. Por isso, não é um espaço muito usado e a instalação ali incomodaria menos”, explica.