22 de maio de 2023

Calçadas perigosas da Marginal Pinheiros são problema antigo. Desta vez vai ser resolvido?

Faz tempo que quem precisa percorrer as calçadas da Marginal Pinheiros sofre com buracos, trechos estreitos e falta de proteção – sobretudo entre a estação Cidade Universitária do CPTM e a avenida Arruda Botelho. E muita gente passa por lá – moradores, pessoas que trabalham em Alto dos Pinheiros.

Numa reunião com vereadores, em abril, a SAAP já havia destacado a importância de reformar as calçadas. Na semana passada, a pedido da associação, foram ao local o vereador coronel Marcelo Salles e o subprefeito de Pinheiros, Leonardo Casal Santos, além de representantes da associação, de prédios da região e do superintendente do shopping Villa-Lobos, Marcelo Baialuna. Todos notaram os problemas – aliás, evidentes.

Quais são os problemas principais?

  • A calçada é quase sempre estreita. Em algumas partes, árvores, postes, canteiros e tampas de bueiros a tornam ainda mais estreita — algo perigoso em qualquer situação, mas ainda pior numa via em que os veículos costumam andar rapidamente.
  • Há buracos, muitos buracos, boa parte deles causados por concessionárias de água, energia elétrica, gás ou telefonia que fizeram serviço na calçada, mas, para falar com franqueza, finalizaram porcamente.
  • Num trecho (rua Maria da Grá), a calçada acaba e o pedestre precisa andar pela vila para continuar seu percurso.

O que pode ser feito?

A SAAP considera importante reformar vários trechos e, em alguns casos, colocar anteparos (proteção de concreto ou grade) para segurança do pedestre. O vereador Marcelo Salles se dispôs a fazer uma emenda parlamentar solicitando o serviço. O subprefeito vai avaliar em mais detalhes os trechos problemáticos, analisando o que precisa ser feito em cada parte.

Também estamos reivindicando melhorias na iluminação em certas áreas, via Prefeitura e SP Regula Iluminação Pública (antiga Ilume), e instalação de câmeras de segurança, via Polícia Militar ou Prefeitura. O vereador Marcelo Salles se prontificou a tentar ajudar neste quesito.