5 de novembro de 2018

Em sua 3ª edição, campanha de coleta de lixo eletrônico da SAAP recolhe 2,4 toneladas de resíduos em dois dias

Durante dois dias, Alto dos Pinheiros assistiu a uma verdadeira aula de cidadania. Cerca de 60 pessoas saíram de suas casas para participar da 3ª edição da campanha de coleta de lixo eletrônico da SAAP, realizada em parceria com a Recycare, entre 28 e 29 de outubro. Dos que colaboraram com a ação, 37 eram moradores do nosso bairro. Ao todo, 2.393 kg de resíduos foram entregues na Casa Panamericana, onde aconteceu a campanha. Todo o material será reciclado.

Como mostra o certificado de destinação emitido pela Recycare, ferro (1.690 kg) foi o material mais coletado. Depois, vieram plásticos (423,3 kg), papel (173,92 kg), placas de circuito (90,45 kg), vidro (5,3 kg), tonners (5,2 kg) e alumínio (4,83 kg).

A campanha, no entanto, não se limitou a apenas tirar do meio ambiente o lixo eletrônico, que apesar de parecer inofensivo, gera resíduos perigosos. Também foram recolhidos materiais para o programa Ciranda da Leitura, da Recycare. Os participantes doaram 1.145 livros e 323 CDs e DVDs, que serão encaminhados a três instituições sociais.

Em sua primeira edição, a campanha arrecadou mais de quatro toneladas de resíduos. Já na segunda, foram mais duas toneladas. Considerando o que foi recolhido na última edição, os cidadãos ajudaram a retirar mais de oito toneladas de resíduos potencialmente tóxicos da natureza.

A ação também foi uma oportunidade para aproximar a SAAP e os moradores do bairro. Nos dois dias, membros da diretoria voluntária da associação e representantes da Recycare estiveram no local conversando com as pessoas que vinham entregar seus resíduos, entregando a elas mudas de manjericão e hortelã.

De olho no calor que se aproxima – e em nos indesejados visitantes que traz o verão-, também foram entregues folhetos sobre os cuidados que se devem ter para evitar doenças transmitidas por mosquitos e pernilongos, como a dengue.