Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros.

Em enquetes da SAAP, moradores criticam segurança e falta de melhorias no parque Villa-Lobos

Foto: Guilherme PurvinFoto: Guilherme Purvin


As enquetes que a SAAP realizou em dezembro, captando a opinião dos frequentadores habituais dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari, evidenciam que o descontentamentomaior é com os eventos, como mostramos em texto anterior. Mas as respostas, captadas entre 2 e 10 de dezembro no Facebook e no Instagram, indicam também outras preocupações. Os moradores de queixam da segurança, do descaso com o meio ambiente, da falta de manutenção e de melhorias.

Como resumiu uma moradora: “um parque tão lindo, um local para relaxar e desfrutar da natureza, se tornou superagitado, descuidado e desprotegido.” Veja abaixo algumas respostas que ilustram essas reclamações:


Falta de segurança

A segurança do parque piorou muito, especialmente durante a semana.”

“O parque ficou ainda mais inseguro.”

“Deveria ser uma área calma e segura para a população entrar em contato com a natureza, mas virou um espaço inseguro.”

“Segurança é o principal aspecto negativo do parque. Péssimo serviço. Os ‘guardas’ parecem que sofrem ameaças dos meliantes.”

“Não frequento mais o parque, devido à insegurança.”

“Está igualmente não seguro como antes. Infelizmente…”

“Segurança zero. Roubam celular, tênis, bicicleta…”

“Segurança zero! Dois amigos foram assaltados às 10h30, caminhando na pista de cimento central.”

“Domingo à tarde não me sinto nada segura pra correr. O que é um absurdo. Tinha que ter câmeras e policiamento pelo parque todo.”

“Segurança só tem nas áreas ‘privatizadas’ para eventos.”

“A questão é que piorou a segurança na região, não no parque. Basta pegar os índices no Distrito Policial da região. Sem falar da ‘cracolândia’ formada próxima à entrada do parque, na Vila Leopoldina.”

 

Descaso ambiental

Não cuidam do verde! Precisamos respirar, precisamos de mais áreas verdes. Não de grama seca!”

“Ocorrem shows frequentes que deixam o parque sempre sujo, degradando a natureza. Descaracterizando o parque que era um espaço para ir e curtir a área verde, fazer esportes, respirar, meditar….”

“Há muitos espaços verdes ocupados por eventos particulares. Isso gera devastação ambiental dos pássaros (quero-quero). E não houve nenhuma benfeitoria ambiental.”

“Essa administração esquece que tem que haver sintonia entre natureza e eventos! Não há interação nenhuma: muita poluição visual, tendas de plásticos, cercas prateadas, letreiros sem fim. Quando vamos a um parque, vamos para apreciar a natureza e somos bombardeados por anúncios, carrinhos etc. Uma tristeza.”


Manutenção precária, nenhuma melhoria

“Melhorias?! Nenhuma! A parte de zeladoria também deixa muito a desejar.”

“Há um descaso com manutenção e melhorias.”

Melhorias nas instalações, nenhuma. Só eventos para aumentar a arrecadação privada! Nota zero!”

“O parque virou um grande shopping e centro de eventos, mas não ganhou nenhuma melhoria em contrapartida.”

“Não houve melhorias. É gritante a comparação com a administração privada do Parque Ibirapuera, onde podemos ver melhorias. A administração do parque Villa-Lobos não está revertendo a receita em ações de melhorias.”

“Onde estão as melhorias? O asfalto está cada vez pior, os banheiros novos são de péssima qualidade, além de horríveis. Retiraram todos os bebedouros que atendiam a pista de fora, não melhoraram a iluminação e ainda pioraram a segurança.”

“Vou com frequência ao Parque. Os bancos precisam de reparos. A marcação de distância está bem confusa. Alguns bancos de madeira estão adernados. Substituíram alguns por bancos de concreto, que são piores para sentar-se no calor extremo. Vejo árvores, galhos caídos, não retirados. O local onde existia um recanto para melhor idade foi abandonado, a placa de inauguração foi roubada. A iluminação foi trocada apenas em alguns lugares, em outros está até vandalizada. Há poucas lixeiras.”

“Demoraram vários meses para reformar banheiros, que ficaram fechados. Depois de prontos, apresentam problemas.”

“Não houve qualquer acréscimo de banheiros — assim, quanto lota fica insuportável.”

 

Mais sujeira

“Demoram para limpar depois de finais de semana e feriados.”

O parque está péssimo, sujo e com um monte de tapume!”

“Barracas de comida não têm a menor higiene e limpeza — levando à presença de pombos de dia e ratos à noite.”

“O mercado de comida não tem higiene. A Vigilância Sanitária deveria fiscalizar.”


Estacionamentos lotados

“Virou uma área de comércio desorganizado, com estacionamentos sempre lotados.”

“Estacionar ficou impossível. A última vez em que tentei ir, fui embora porque o único estacionamento onde tinha vaga era o que eles deixam para os eventos — e lá custava R$ 50. Tentei outros dois estacionamentos, também lotados. Não consigo mais frequentar o parque, e eu ia todo fim de semana.”