1 de fevereiro de 2023

Apareceram goteiras na sua casa? Melhor cuidar disso logo

Pixabay/Moshehar

As últimas semanas em São Paulo foram marcadas por rajadas de vento e chuvas intensas – inclusive de granizo. São fatores típicos do verão paulistano, mas que neste ano vieram com mais força que o habitual – e eventualmente danificaram telhados e calhas. Se apareceu goteira em sua casa, fique atento e siga as recomendações abaixo.

A SAAP conversou com Luiz Fernando da Silva, diretor da F2 Telhados, empresa especializada nessa área e participante do programa Empresa Amiga do Bairro, em que fábricas, lojas e prestadores de serviço contribuem com a associação e ajudam em nossos projetos e nossas campanhas.

Há algum grau tolerável de goteira? Uma única goteira já deve ser motivo de preocupação?
Sim, mesmo se for goteira em um único lugar, é preciso ver por que está tendo algum tipo de vazamento. Goteiras são um sinal de problemas. Se não forem corrigidos, esses problemas podem piorar e afetar a estrutura do imóvel.

Goteiras são sempre sinal de problema no telhado ou pode ser em outro lugar?
Na maioria das vezes é telhado com problemas e calhas entupidas.

Às vezes, a água vaza pelo buraco dos lustres do teto. Por que isso acontece? É preciso algum cuidado adicional por envolver local onde passa a fiação elétrica?
Quando a água cai na laje, ela procura qualquer tipo de saída, uma delas o conduíte da luminária que leva a fiação para dentro do imóvel. Não pode ligar a lâmpada enquanto a água estiver correndo – isso pode causar curto-circuito na rede e danificar os aparelhos elétricos. Nesses casos, é preciso ver rapidamente a causa do vazamento e fazer o conserto.

Quais são as principais causas de problemas no telhado?
Telhas quebradas ou fora do lugar, calhas entupidas e coletores entupidos.

E como é possível preveni-los?
Fazendo limpeza e desentupimento das calhas e coletores, chamando pessoas especializadas em telhados para fazer uma vistoria periódica. Essa visita periódica é muito importante e evita problemas maiores. Nas calhas, o desentupimento é especialmente importante nesta época do ano, porque evita o acúmulo de água parada e, portanto, de criadouros do Aedes, mosquito transmissor da dengue.

Subir no telhado pouco depois da chuva aumenta mesmo o risco de as telhas quebrarem?
Esta é uma regra muito importante: só pode subir em telhado seco. Nunca suba num telhado molhado. As telhas ficam mais escorregadias, e o risco de queda é grande. Esse é o motivo principal. Mas, além disso, telhas de alguns materiais quebram mais facilmente quando estão úmidas, como as de cerâmica.

Quando é o caso de chamar uma empresa ou um profissional especializado?
Para limpar calhas e coletores, nas trocas de estações. E sempre que aparecer alguma goteira, mancha na laje ou no forro depois das chuvas.