2 de dezembro de 2021

Eleição para Cades-Pinheiros tem mais de mil votos. Veja quem são os eleitos

Foram exatos 1.011 votos na eleição para titulares e suplentes da seção de Pinheiros do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades-Pinheiros). Os resultados finalmente saíram: entre os oito titulares eleitos há pessoas de áreas como sociologia, arquitetura, biologia e relações internacionais – e vários integrantes de grupos e coletivos da nossa região.

Foi um pleito com imprevistos. Inicialmente marcado para agosto, teve de ser suspenso em todas as subprefeituras no meio das votações, em razão de um problema no sistema on-line. Reagendado para outubro, ocorreu sem falhas.

O Cades é um conselho consultivo sobre temas socioambientais: colabora com políticas públicas, faz recomendações e recebe denúncias e críticas nessa área. Não tem poder de decisão. Suas reuniões são mensais e abertas a todos (tanto as presenciais quanto as por videoconferência).

Nossa expectativa é de que as seis mulheres e os dois homens mais votados (e, portanto, escolhidos como conselheiros titulares) no Cades-Pinheiros ajudem a tornar a região cada vez mais sustentável – enfatizando os três pilares do desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental. A SAAP, como sempre, está pronta a trabalhar em conjunto com o conselho em prol de um bairro melhor para todos.

Veja o perfil de quem foi eleito, por ordem de votação. Todos são voluntários, e compõem o conselho junto com outros oito membros, indicados pela Prefeitura:

Ana Maria Wilheim (167 votos): Socióloga, mora em Pinheiros há 35 anos. Tem histórico de defesa de políticas públicas nas áreas de direitos das mulheres, das crianças e de questões socioambientais. Foi diretora da Fundação Abrinq e do Instituto Akatu. No Cades, quer enfatizar educação ambiental.

Flávio Scavasin (129 votos): Foi diretor do parque Villa-Lobos por duas vezes, período em que buscou privilegiar atividades culturais e desportivas, além do manejo ambiental. Participa de coletivos que atuam na região com composteiras comunitárias, jardins de chuva e eventos lixo zero. Em sua carta de intenções, manifestou a intenção de colaborar para que a região evolua “em questões ambientais em todas as suas nuances”.

Juliana de Freitas Leal (103 votos): Mora na Vila Madalena há 26 anos. No Cades, pretende “trazer opiniões, projetos legais que acontecem, debates, opiniões de outros munícipes e pensar políticas não só de curto prazo, mas também de longo prazo”.

Isaura Leite (101 votos): Arquiteta, lida com plantas e sistemas de agricultura orgânica. Cuida de praças na região (rotatória Natinhgui e praça triangular Rua Pascoal Vita). Integra coletivos de trocas e doações.

Diego Lahoz (85 votos): Um grande incentivador de grupos de plantio de árvores nativas de Mata Atlântica, hortas urbanas, pequenas florestas, jardins de chuva e corredores polinizadores. Neste que será seu segundo mandato consecutivo à frente do Cades, vai continuar com ações desse tipo, com objetivo de “educar e ampliar olhares para uma cidade mais verde, coletiva e sustentável”.

Glaucia Santeli (51 votos): Doutora em Biologia pela USP, buscará contribuir “tanto no diagnóstico de problemas como na proposta de soluções viáveis”. Terá como foco principal a proteção do verde já existente, o planejamento para um manejo cada vez de melhor e viabilização da intensificação de plantio.

Bárbara Pereira Barroso (45 votos): Formada em Relações Internacionais, com foco em relações governamentais, faz parte da equipe de ESG e Investimento de Impacto do banco BTG Pactual. Seu objetivo à frente do conselho é trazer projetos que abordem “grandes problemas que vivemos, nos quais as soluções passam pela atitude de todos, como coleta e descarte correto de lixo, utilização de fontes renováveis de energia e educação e conscientização ambiental.”

Ester Loewenstein (43 votos): Moradora do Jardim Paulistano desde 1986, fez parte de quatro associações de bairro e do Conseg Itaim. Considera a representação da sociedade civil na gestão da cidade uma “obrigação do cidadão”. “Nossa colaboração se faz necessária para a interlocução de demandas”, escreveu ela na carta em que apresentou sua candidatura.

Além deles, foram eleitos como suplentes: Valeria Sanchez Silva, Ingrid Person Galo, Celina Cambraia Fernandes Sardao, Marina Amadeu Batista Bragante, Leila Maria Vendrametto, Eduardo Franco Vicente, Vladimir Udiloff e Helena Napoleon Degreas.