4 de dezembro de 2019

Iniciativa sustentável em praça do bairro mobiliza moradores

Desde o final outubro, um grupo de moradores de Alto dos Pinheiros se encontra a cada 15 dias na praça Vicentina de Carvalho. O que leva essas pessoas regularmente ao local é uma estrutura feita com galhos e folhas, na qual despejam restos de alimentos trazidos de seus lares. Pode parecer tudo muito estranho, mas são apenas cidadãos conscientes abraçando uma ideia sustentável.

A tal estrutura é, na verdade, uma composteira, que, por um processo natural, transforma resíduos orgânicos em um adubo cheio de nutrientes. Ela foi instalada na praça no dia 20 do mês passado pelo Coletivo das Vilas, criado por moradores das vilas Jataí, Beatriz e Ida para tratar de temas ligados à preservação do meio ambiente.

“A cada 15 dias, as pessoas trazem resíduos orgânicos como casca de ovo, legumes, verduras e pó de café, que são despejados na estrutura. Lá dentro, bactérias aeróbicas vão transformando isso em adubo. Não gera cheiro e nem atrai moscas ou baratas. O resultado é um material orgânico espetacular”, garante Jussara Nery, integrante do coletivo.

Foram os ambientalistas que procuraram moradores que cuidam da praça com a proposta de instalação da composteira. Silvia Zanotti, atual líder do grupo de vizinhos, revela: “Também estávamos pensando nisso, gostamos da ideia”.

Na última vez em que a composteira foi “abastecida”, cerca de 40 pessoas participaram do processo, segundo Jussara. “Pesamos 260 quilos de resíduos que deixaram de ir para um lixão e terão um destino sustentável”.

Quando estiver cheia, a estrutura será fechada. A reabertura só acontecerá quatro meses depois.

Na avaliação de Silvia, lidar com a composteira traz uma consciência sobre o lixo que cada um de nós geramos. Apesar disso, talvez por uma questão geracional, a ideia ainda encontra resistência. “Meus filhos a veem como algo natural, sem nenhum problema. Ela só é esquisita mesmo para os adultos. Acaba servindo como um processo educativo para as crianças”, conclui.