29 de janeiro de 2021

Bairro ganha novas vias para bicicleta – mas elas poderiam ser melhores

Grande parte dos moradores de Alto dos Pinheiros adora andar de bicicleta – só, com os amigos, com os filhos, em casal – e mesmo com centenas de pessoas, para arrecadar alimentos. Então, só poderia ser bem-vinda a notícia de que a região foi contemplada no novo conjunto de ciclovias e ciclofaixas implementado pela Prefeitura – 16,4 quilômetros, que levam o total de vias desse tipo em São Paulo para 643 quilômetros. Mas a notícia não é inteiramente boa: há pontos que, na avaliação da SAAP, precisam ser urgentemente melhorados.

O novo pacote inclui ciclovias (vias separadas do tráfego de veículos) e ciclofaixas (vias na própria faixa de rolamento, delimitada por pintura no asfalto). Abrange av. Diógenes Ribeiro de Lima, av. São Gualter, a r. Belini, av. dos Semaneiros, av. Padre Pereira de Andrade, r. Nazaré Paulista, r. Alvilândia, r. Japiaçoia, r. Simão Álvares e av. Antônio Batuira, entre outras (veja aqui a lista completa dos trechos).

Até agora, foi possível detectar dois tipos de problemas, sobretudo na Diógenes. Em alguns locais, as paradas de ônibus ficam sobre a ciclofaixa; em outros, há esquinas já movimentadas que agora requerem atenção ainda maior, pois receberam tráfego de bicicletas que podem vir nos dois sentidos da via. Qual a avaliação dos cicloativistas sobre esses aspectos? É fundamental que eles se manifestem e sejam ouvidos.

Na av. Antônio Batuira, a questão não é de segurança, mas pode trazer algum incômodo. A estrutura está sendo feita junto ao canteiro central, em parte usado como estacionamento por frequentadores do Clube Alto dos Pinheiros. Com a finalização da ciclofaixa, o estacionamento ao lado do canteiro será proibido, informou a CET. Do outro lado da avenida (junto à calçada), não muda nada: continuará permitido (a não ser, claro, em casos como guias rebaixadas e proximidade de esquinas).

A CET observa que o Código Brasileiro de Trânsito já considera estacionar “ao lado ou sobre canteiros centrais” uma infração grave (artigo 181, inciso VIII). Na Antônio Batuíra, deverá haver placas alertando sobre essa proibição.

As vias que abrem novos espaços para os ciclistas

Av. Diógenes Ribeiro de Lima

Av. São Gualter

R. Belini

Av. dos Semaneiros

Av. Antônio Batuira

R. Belmonte

Av. Padre Pereira de Andrade

R. Nazaré Paulista

R. Alvilândia

R. Japiaçoia

R. Simão Álvares

Veja os detalhes de cada trecho