21 de novembro de 2023

Praças do bairro terão vaquinha virtual em plataforma voltada a espaços públicos

Alto dos Pinheiros é uma das regiões com mais praças na cidade de São Paulo. A responsabilidade de gerir esses espaços é da Prefeitura, mas os recursos são escassos. Então, pode reparar: as bem cuidadas são aquelas cuja manutenção é acompanhada de perto pelos moradores – ou mesmo financiada por eles. Entre elas estão as mais frequentadas, como Vicentina de Carvalho, Conde de Barcelos, Província de Saitama e mesmo Waldir Azevedo (Mirante da Lapa) e praça Pôr do Sol.

Muitos aproveitam esses espaços verdes, mas poucos colaboram com a conservação ou com a introdução de melhorias. Isso precisa mudar: se tantos moradores usufruem (e mesmo se beneficiam) das praças, é fundamental que também contribuam com elas.

Por isso, com exceção da Conde de Barcelos, que tem divisão de custeio própria, as praças terão campanha na plataforma Cidades.co, voltada especialmente ao financiamento coletivo de espaços públicos – a Saitama, aliás, já lançou uma campanha de arrecadação.

“É uma plataforma que oferece ferramentas de parceria, com possível captação de recursos de empresas e fundações”, comenta a gerente executiva da SAAP, Patrícia Macedo. “Essa plataforma permite tanto doações pontuais, ligadas ou não a projetos específicos, quanto doações recorrentes – mensais, por exemplo”, afirma Carine Galvão, uma das moradoras à frente do grupo que colabora com a manutenção da praça Província de Saitama.

As quatro praças têm perfil bem diferente, e o grau de mobilização dos moradores em torno delas também é diferente. Na Waldir Azevedo e na Pôr do Sol, as campanhas provavelmente vão mirar financiamento coletivo de projetos especiais – na Waldir Azevedo, por exemplo, os skatistas volta e meia procuram incrementos específicos. Na Vicentina e na Saitama, o objetivo é formar grupos de contribuição mensal.

A Saitama, na festa que comemorou dez anos de sua revitalização, já lançou sua campanha na Cidades.co. “Infelizmente, os recursos arrecadados nem sempre são suficientes. Estamos constantemente fazendo esforços para atrair novos colaboradores, já que a comunidade local está em constante mudança. É por isso que contamos com o apoio de todos vocês”, diz o texto de apresentação.

A meta é conseguir pelo menos R$ 2.700 ao mês, para manter a zeladoria e a jardinagem (saiba mais). Vamos colaborar?