29 de março de 2019

SAAP busca realocar áreas de empréstimo de bicicleta que prejudicam o trânsito

bike sharing

Você já deve ter visto: em praças, calçadas, próximas a ciclovias. As bicicletas amarelas chegaram a São Paulo – e a Alto dos Pinheiros – dispensando aquelas grandes estações que, além de fazerem propaganda, tomam grande espaço ruas. O sistema de compartilhamento da empresa Yellow parece ter sido foi bem recebido no nosso bairro.

Algumas das características do serviço, porém, mudaram nas últimas semanas: a Prefeitura passou a exigir a demarcação de locais de entrega e retirada das bikes. Além disso, tais pontos estão sendo criados em áreas que prejudicam o trânsito e geram incômodos aos moradores.

Inicialmente, os transtornos ficaram restritos ao bairro dos Jardins, nas praças Morungaba, Adolpho Bloch e Gastão Vidigal. A associação do bairro, AME Jardins, uma parceira da SAAP, encaminhou ofício à Prefeitura Regional de Pinheiros alegando que “a demarcação de áreas para bicicletas e patinetes em diversas praças dos Jardins, muitas delas cooperadas por nossa entidade, [foi feita] sem que pudéssemos participar ou colaborar de alguma forma nesse processo”.

Pouco depois, tais espaços passaram a ser criados também em Alto dos Pinheiros. Ao menos uma das estações prejudica o trânsito: foi instalada em frente a um asilo, em trecho de estacionamento proibido na avenida Arruda Botelho.

Num comunicado enviado ao site da SAAP, a Yellow argumenta que “as bicicletas são, pelo Código de Trânsito Brasileiro, considerados veículos e, como tal, perfeitamente passíveis de imobilização nas vias públicas, em vagas destinadas ao estacionamento de qualquer veículo em geral (impropriamente chamadas de “vagas de carro”)”.

Em reunião com a SAAP, a empresa se comprometeu a elaborar um relatório sobre o uso das bicicletas no bairro. A associação, por sua vez, mapeará pontos problemáticos para fundamentar um pedido de mudança junto à Prefeitura Regional.

A Prefeitura Regional de Pinheiros informa que a atuação das empresas que alugam bicicletas passará por avaliação e discussões nas próximas semanas. “Estão em análise temas importantes para o bairro, incluindo localização dos pontos de entrega e retirada.”