10 de agosto de 2023

Reforma reforça iluminação e melhora quadra esportiva na Província de Saitama

Demorou um tanto a mais que o planejado, mas o resultado tem agradado os moradores. A praça Província de Saitama, uma das mais queridas de Alto dos Pinheiros, passou por reformas estruturais entre o final de 2022 e julho deste ano. A quadra de futebol ficou maior e melhor, numa obra sob responsabilidade da Subprefeitura de Pinheiros. E a iluminação de todo o espaço foi trocada, um serviço da SP Regula (antes chamada Ilume).

O que mudou na iluminação?

Há muito tempo os moradores do entorno e a SAAP vinham reivindicando a melhoria da iluminação da praça. Muitos postes eram altos, várias luminárias ficavam acima da copa das árvores e o foco de luz era bloqueado por galhos e folhas. Diversas áreas de passeio ficavam escuras durante a noite, conta Fernanda Bratz, moradora que acompanhou o projeto e que faz parte do grupo que contribui mensalmente com a conservação da Província de Saitama.

As mudanças começaram em dezembro e terminaram semanas atrás, no fim de julho. Foram trocados cerca de 40 postes de iluminação – em geral mais baixos que os anteriores, justamente para clarear melhor as áreas de passagem e convivência, como a quadra e o parquinho.

O que mudou na quadra de futebol?

Bastante coisa – e já era mesmo hora de melhorá-la. O piso estava irregular, o sistema de drenagem de água era obsoleto, a arquibancada tinha vários trechos rachados ou quebrados.

A obra da Subprefeitura ampliou as dimensões do local – agora, mais próximas às de uma quadra de futebol society. As traves foram trocadas, o piso foi refeito, as arquibancadas foram reformadas e ganharam corrimão. As faixas e partes específicas (áreas do gol e do círculo central) passaram por nova pintura. Também foi substituído o alambrado que separa a quadra e evita que a bola caia em outros espaços.

Além disso, foram trocadas cerca de 50 grelhas de drenagem, presentes no entorno da quadra. Porém, o concreto de algumas das novas estruturas já está apresentando problemas. “A Subprefeitura está estudando uma solução definitiva”, diz Fernanda.

Contribua também com a praça

Essas melhorias foram fruto da reivindicação de moradores e da SAAP. São algumas das várias conquistas que um grupo de vizinhos vem conquistando há alguns anos. Eles, aliás, pagam mensalmente para manter a praça. Você também pode ajudar, doando qualquer valor. A praça conta com um projeto na plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) Benfeitoria: clique aqui e colabore.