16 de março de 2014

Festa de Lançamento do mapa da Vila Jataí – início da proposta de criação de um Plano de Bairro Local

Vila Jataí, março de 2014

A Vila Jataí é um dos dez bairros que integram o distrito de Alto de Pinheiros, mas seu nome era lembrado apenas por antigos moradores, e estava registrado em alguns poucos mapas mais detalhados da região. Fruto da união de comerciantes locais, a elaboração do mapa da Vila Jataí é uma criação coletiva em busca do reconhecimento dos limites do bairro e de sua identidade. Para celebrar esta primeira ação, os representantes dos 23 comércios locais que participaram de sua elaboração convidam a todos para uma festa de confraternização!

Além de apresentar o mapa, a festa tem, também, o intuito de aproximar vizinhos, estabelecer diálogos e trocas, estimular a participação e culminar, quem sabe, na criação colaborativa de um projeto de Plano de Bairro local. Quem abre o evento é a urbanista Raquel Rolnik, que lidera um bate papo sobre plano de bairro. Na sequência, a cantora Camila Brasiliano sobe ao palco da Casa do Núcleo, com seu grupo de samba Brasilianos e Bartolomeus. Ambas são moradoras da Vila Jataí. Contaremos ainda com o apoio de outro morador, o Diego Graciano, representante dos Espumantes Artesanais Adolfo Lona, que doará algumas garrafas para a celebração. Outros comerciantes também estão apoiando a realização do evento.

Vale lembrar que o Plano de Bairro é um instrumento de gestão urbana previsto no Plano Diretor Estratégico (PDE) que permite aos diversos agentes da comunidade indicar melhorias necessárias aos espaços de vivência para que sejam incorporadas pela administração pública. Nesse sentido, a criação do mapa e a elaboração do Plano de Bairro têm, como mote, o mesmo conceito e propósito: ajuda mútua e comunitária para a construção de uma comunidade melhor e, por que não, uma cidade mais humana!

Festa de Lançamento do mapa da Vila Jataí
Terça / 18 de março, 19 horas
Casa do Núcleo: Rua Padre Cerda, 25 – Vila Jataí
Gratuito

Programação

  • Abertura – Raquel Rolnik (urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de SP, relatora especial da Organização das Nações Unidas e moradora da Vila Jataí)
  • Distribuição do mapa da Vila Jataí e bate papo com Raquel sobre Plano de Bairro
  • Show com Brasiliano e os Bartolomeus – Camila Brasiliano (voz), Paulão (violão sete cordas), André Bachur (bandolim) e Tulio Bias (percussão).

Apoio: espumantes artesanais Adolfo Lona