Campanha do lixo

A grande quantidade de praças é uma característica marcante do Alto dos Pinheiros, bairro que concentra uma das maiores áreas verdes da capital paulista. Mas estes verdadeiros oásis no cinza paulistano não desencorajam uma prática que vem sendo duramente combatida pela SAAP: o descarte irregular de lixo – sobretudo, material resultante da manutenção privada de árvores e jardins.

Em agosto de 2015 a SAAP lançou uma campanha de conscientização  para o descarte correto do lixo. Em uma primeira fase, a SAAP identificou mais de 20 pontos onde a infração se verificava. Destes, 11 eram praças.  Fotografados e listados, os pontos podem ser conferidos em um mapa, disponível on-line. Mais de 120 cartas foram enviadas para casas localizadas nas imediações dos lugares mapeados. Além de periodicamente trazer conteúdos relacionados ao tema em todos os canais de comunicação da associação.

Na segunda fase da campanha, a SAAP continua com o trabalho de mapeamento e conscientização, mas partiu também para a ação direta contra o problema: recolher o lixo descartado e levá-lo para o ecoponto da região, onde o material é descartado de maneira correta. E no local é colocado uma placa fazendo um apelo para que não mais se jogasse lixo no local, além de panfletos serem colocados nas casas da vizinhança.

É importante enfatizar que o descarte incorreto de lixo verde é ilegal. Quem realiza a prática está sujeito à multa, conforme estabelece a lei municipal 13.478, de 2002.

A limpeza dos espaços públicos de Alto dos Pinheiros também é a manutenção da qualidade de vida dos moradores de região e um exemplo para as crianças que tanto apreciam brincar em suas praças arborizadas.

[mc4wp_form id=”4455″]