21 de março de 2016

Jornal e TV destacam ações da SAAP no combate ao Aedes aegypti

tacla culturaDepois de cinco meses de alta, o número de novos casos de dengue caiu no Estado de São Paulo.  O recuo foi de 38,5% de janeiro para fevereiro. Uma razão apontada para a boa notícia é a intensificação das campanhas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A SAAP tem feito sua parte, e ações promovidas pela instituição acabaram ganhando destaque no O Estado de S.Paulo e no Jornal da Cultura.

A edição do Estadão de 20 de fevereiro trouxe uma matéria sobre cidadãos que saem pelas ruas à caça de potenciais espaços de reprodução do mosquito, também transmissor do vírus zika e da chikungunya.

O jornal destacou o trabalho da SAAP, que recebe reclamações sobre focos de dengue e verifica locais com potencial para o inseto se reproduzir. A presidente da associação, Maria Helena Bueno, é quem averigua as denúncias, fotografando e enviando aos cerca de mil moradores da lista de e-mail da entidade as imagens do lugar.

Na edição de 23 de fevereiro, o Jornal da Cultura  falou sobre os casos do vírus zika e de como moradores de Pinheiros estão saindo às ruas atrás dos focos de reprodução do Aedes. A matéria mostrou ações da SAAP, levadas a cabo tanto por Maria Helena quanto por Almenor Tacla, biólogo e autor de um estudo com informações detalhadas sobre o mosquito transmissor da dengue.

No programa, Tacla falou sobre o levantamento de terrenos vazios e casas para venda ou aluguel – por estarem sem uso, são potenciais focos de reprodução do mosquito. Como explica o biólogo, a SAAP tenta entrar em contato com os proprietários dos imóveis para alertá-los sobre os perigos.

Já Maria Helena enfatizou que restos de poda  e latas de lixo sem tampa ou furos embaixo para escoar a água da chuva também são ambientes propícios ao desenvolvimento do Aedes.