12 de abril de 2023

SAAP teve aumento de todos os tipos de associados em 2022

Dá para dizer que nosso trabalho é, predominantemente, de formiguinha: contatos diários com moradores, encontros regulares com autoridades, requisições frequentes à administração pública, participação mensal em conselhos, organização periódica de campanhas… Talvez por isso, a expansão da SAAP, embora mais branda do que gostaríamos, é contínua. Ano a ano ganhamos mais associados.

A tendência se manteve em 2022, como mostra nosso mais recente Relatório de Atividades. Encerramos o ano com 16 associados a mais do que começamos – foram 297. E com um destaque: ao contrário dos períodos anteriores, aumentou o número de todos os tipos de pagantes: residências, condomínios (residenciais e verticais) e empresas.

A maior fatia é formada por associados residenciais, ou seja, famílias que moram em casas ou apartamentos em Alto dos Pinheiros e contribuem com a SAAP. Mais de 90% dos nossos apoiadores são desse tipo. Há variações ano a ano: alguns se mudam, outros morrem, outros perdem o interesse em nos ajudar – mas vários entram, fazendo com que o saldo avance paulatinamente.

Os outros dois tipos têm comportamento menos previsível. A quantidade de condomínios associados, por exemplo, não aumentava desde 2020 – mais recentemente, dobrou: eram cinco em 2021, passaram a dez em 2022. O número de empresas também avançou, depois de ficar estável em 2021. Terminamos o ano passado com 17 associadas – e aqui estamos falando do programa Empresa Amiga do Bairro, em que escritórios, consultórios, lojas e serviços contribuem com a SAAP, auxiliando em nossos projetos e nossas campanhas.

Cada uma dessas contribuições, seja de que tipo for, é essencial para a SAAP continuar a cumprir sua missão de zelar por Alto dos Pinheiros e manter a qualidade de vida do bairro. Trabalhamos diariamente para resolver pequenos ou grandes problemas dos moradores (em 2022, resolvemos quase 90% das reclamações que chegaram até nós). Então, considere associar-se a nós. Já é associado? Chame seus vizinhos para se juntarem à gente.

Quanto mais forte for a SAAP, mais conseguiremos tornar Alto dos Pinheiros um bairro melhor para viver!