3 de julho de 2019

Síndicos do bairro formam grupo para abordar temas de interesse comum

Síndicos e representantes da SAAP participam da segunda reunião

Quem foi ou é síndico sabe o trabalho que dá gerir um prédio, responsabilizando-se por um condomínio com centenas e até milhares de pessoas. Para buscar exercer seus cargos de maneira mais eficiente, um grupo de síndicos de Alto dos Pinheiros, com apoio da SAAP, uniu-se para trocar experiências e planejar ações conjuntas.

“Lidamos com coisas tão diferentes quanto cuidar de jardins e pensar na segurança do morador. Por mais que haja um conselho, senti que precisava de algo mais”, explica o contador Tadeu Correia, síndico faz um ano e meio do edifício Jatobá e Manacá.

Foi dele a ideia de formar um grupo para “ver outras práticas e conhecer experiências legais”, como explica. Procurou a SAAP para ajudá-lo a mobilizar outros síndicos do bairro. “A associação comprou a ideia e colaborou na organização. Boa parte dos síndicos que apareceram veio por causa dela”.

Já foram feitas duas reuniões, para atender a porções diferentes do bairro e testar a adesão de síndicos à ideia. Ambas com a mesma pauta: compartilhamento de experiências, troca de contato de fornecedores, negociações coletivas com funcionários e comunicação entre os condomínios.

Nos dois encontros a SAAP se apresentou e falou sobre seu trabalho de representação dos interesses do bairro. Além de apoiar a iniciativa, a associação também vai participar ativamente de todas as questões que envolvam diálogo com órgãos públicos.

Daqui em diante, explica Correia, a ideia é atuar em três âmbitos. Foi criado um grupo de Facebook para tratar de assuntos cotidianos e recomendar empresas de serviços. Um grupo formado por três síndicos vai manter contato pessoal com os gestores de condomínios do bairro e organizar atividades. Também serão realizadas apresentações temáticas de interesse de quem exerce essa função.

“Queremos chamar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para falar, respectivamente, sobre o auto de vistoria de edifícios e sobre temas de segurança”, diz Correia.

A próxima reunião deve ocorrer em agosto, depois das férias escolares. Fique ligado!