17 de março de 2022

Embalagem de aerossol: por que reciclar e onde descartar em Alto dos Pinheiros

Desodorante, repelente, inseticida, creme de barbear, protetor solar, odorizador de ambiente, tinta… São vários os produtos que podem ser colocados em latas de aerossol, muitos deles importantes no dia a dia. Não por acaso, o uso desse tipo de embalagem é grande e crescente: a associação do setor estima que os brasileiros consumam cerca de 1,4 bilhão de unidades por ano. E qual o destino dessa enorme quantidade? Infelizmente, pouco mais de 1% é corretamente reciclado no país, segundo a Dinâmica Ambiental, empresa parceira da SAAP que dá destinação correta ao resíduo.

Quais as características dessas embalagens?
Mesmo depois de bastante usadas, se manipuladas ou descartadas inadequadamente elas podem abrigar restos de gases e produtos químicos com riscos para a saúde de pessoas e animais e para o meio ambiente.

Posso jogar no lixo comum?
Não.

Posso colocar junto ao lixo reciclável convencional, na parte de metais?
Não é o melhor a ser feito. Apesar de serem constituídas por materiais recicláveis – como aço, alumínio e plástico –, as latas requerem cuidado especial, em razão do potencial inflamável e tóxico de seu interior.

O que fazer, então?
O ideal é levar a locais que recolhem esses resíduos e os repassam a empresas capazes de dar tratamento adequado às embalagens.

Há algum lugar em Alto dos Pinheiros?
Sim! A Casa Toni do nosso bairro: Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2412 / (11) 3900-2150 | (11) 99479-5064 / altodalapa@casatoni.com.br. A Casa Toni faz parte do programa Empresa Amiga do Bairro, da SAAP e participa de uma parceria que também envolve a associação e a Dinâmica Ambiental (leia mais sobre o acordo pioneiro fechado pela SAAP)

Como funciona?
O mais importante é usar o produto até o final. Em seguida, basta levar latas vazias e tampinhas até a Casa Toni. Logo na entrada da loja, você encontrará dois coletores, um para latas e outro para tampinhas. Assim, você pode ter certeza que suas embalagens terão o destino ambientalmente correto.

Posso levar em outros lugares?
Sim. Todas as seis lojas da rede fazem parte da parceria firmada entre SAAP, Dinâmica Ambiental e Casa Toni. Em dez meses, a parceria permitiu a reciclagem de mais de 50 quilos de latas e tampinhas plásticas.

Como o material é reciclado?
Todas as embalagens passam por um equipamento que as fura, despressuriza e descaracteriza. Retirados os gases e líquidos, o alumínio da embalagem vai para um triturador, onde é modelado em fardos para que sejam revendidos. Outro componente reaproveitado e comercializado são os plásticos – tanto das tampas quanto das próprias latas.

A Dinâmica Ambiental tem capacidade para processar 20 mil embalagens por hora. São mais de 40 toneladas de alumínio recuperados por mês, um belo exemplo de logística reversa.