14 de fevereiro de 2024

Casos de dengue explodem em Alto dos Pinheiros; avise a SAAP se a casa vizinha estiver abandonada

Nas primeiras cinco semanas de 2020, nenhum caso de dengue foi registrado em Alto dos Pinheiros. Ocorreu o mesmo em 2021 e 2022. Em 2023, pequena alteração: um caso registrado. Em 2024, já são 39, segundo os boletins da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

A explosão de casos – que faz as cinco primeiras semanas deste ano terem mais casos do que 2020 e 2021 inteiros – não é exclusiva de nossa região. O volume de chuvas elevado dos últimos meses, mesmo para os padrões do verão, e as temperaturas acima da média contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Porém, os números preocupantes de Alto dos Pinheiros também podem estar ligados a outro fator: a quantidade de casas para alugar ou vender com piscina sem cuidados adequados. Uma reportagem da Folha de S.Paulo percorreu a região na semana passada e encontrou residências com pratos de vasos com água parada e “piscinas imundas”.

“Quase todas as casas fechadas, para vender ou alugar, têm piscina. E muitas estão abandonadas”, diz a presidente da SAAP, Maria Helena Osório Bueno. “Se uma poça d’água já é um problema, imagine uma piscina…”

Ajude a SAAP a alertar as imobiliárias

Muitas vezes, quem melhor pode observar as condições de uma casa sem moradores são os vizinhos. Então, se perceber que uma residência próxima à sua está com sinais de abandono (suja, água acumulada em poças, piscina sem cuidado), avise à SAAP. Se na frente da casa houver placa com telefone ou nome das imobiliárias, passe para a gente. Vamos entrar em contato com os corretores, alertando sobre o problema.

Você pode falar com a SAAP pelo e-mail saap@saap.org.br, pelo WhatsApp (11) 97169-0954 ou pelo telefone (11) 3814-9206

Cuide de sua própria casa

O noticiário, as autoridades de saúde e mesmo a SAAP já divulgaram inúmeras vezes os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Mas não custa relembrar:

  • Verifique se a caixa d’água está bem tampada
  • Feche ou guarde de cabeça para baixo recipientes como baldes, vasos e galões
  • Tire os pratos dos vasos de plantas (ou coloque areia neles)
  • Guarde garrafas e pneus em lugares secos
  • Lave e esfregue as vasilhas de água dos animais (pets) ao menos duas vezes por semana
  • Guarde materiais recicláveis em local coberto
  • Em ralos pouco usados, dê preferência aos que têm tampa abre-e-fecha ou jogue água sanitária (1/2 copo) toda semana
  • Mantenha calhas e lajes niveladas, limpas, desentupidas e sem pontos de acúmulo de água
  • Cubra a piscina ou trate-a com cloro
  • Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado