15 de fevereiro de 2023

Carnaval: veja dicas de segurança para Alto dos Pinheiros

Represados durante dois anos em razão da pandemia de covid-19, os blocos de Carnaval devem ganhar novo vigor neste ano. A Prefeitura autorizou ao menos 512 grupos a desfilarem pela cidade entre 11 e 26 de fevereiro. Só na região da Subprefeitura de Pinheiros são 73, incluindo pré-Carnaval (11 e 12 de fevereiro), sábado a terça de Carnaval e o fim de semana seguinte.

A julgar pelo que ocorreu nos últimos anos, os moradores de Alto dos Pinheiros sentem mais os efeitos indiretos da folia. O movimento aumenta nas franjas do bairro, sobretudo nas áreas mais próximas a Pinheiros e à Vila Madalena. O fluxo de pessoas em direção a algumas praças do bairro (como a Pôr do Sol) por vezes se acentua. E, nos dias de desfiles, sair e entrar pode ficar mais complicado, em razão da interdição de ruas, avenidas e ciclovias. A avenida Brigadeiro Faria Lima, por exemplo, será palco de vários blocos.

Para prevenir-se contra problemas no trânsito, o ideal é ficar de olho nas redes sociais da CET. Para prevenir-se contra problemas de segurança, fique atento às recomendações da Polícia Militar:

  • Proteja sua casa: antes de sair, certifique-se de que todas as janelas e portas estão fechadas e trancadas. Se tiver câmeras de segurança, olhe as imagens logo antes de abrir o portão, para verificar se há alguma movimentação suspeita na rua ou na calçada. Não deixe de ligar os alarmes.
  • Se sua rua faz parte do programa Vigilância Solidária, troque informações com seus vizinhos, comunique-os sobre situações atípicas ou suspeitas. Se for viajar, avise ao menos os vizinhos de muro, para que ajudem a monitorar sua casa e, se preciso, chamem a polícia
  • Dirija com cuidado redobrado. As ruas das imediações podem estar com mais gente, algumas delas embriagadas.
  • Se for andar a pé, evite usar objetos de valor ou mantenha-os próximos a seu corpo.