14 de outubro de 2014
Linha de ônibus no Alto de Pinheiros
Publicado originalmente em: Mobilidade Pinheiros, 02/10/2014
Na semana passada houve uma grande mudança numa das linhas que cruza o Alto de Pinheiros: a linha 828P Lapa – Barra Funda virou 809U-10 Terminal USP – Barra Funda, e teve seu trajeto alterado, para melhor.
Consideramos isso uma ótima notícia, pois vimos pleiteando uma alteração nas linhas de ônibus da região desde a supressão da linha 7725\10, RIO PEQUENO – METRÔ VILA MADALENA em setembro de 2013.
O novo trajeto ficou assim:
Os principais pontos positivos são que agora os moradores e trabalhadores de Alto de Pinheiros voltaram a ter acesso tanto à linha verde do metrô quanto à linha esmeralda da CPTM. É também ótimo para quem quer ir e voltar da USP usando o metrô Vila Madalena, assim como para um trajeto mais direto entre a Pompeia e a USP. O trajeto, mais racional que o anterior, está fazendo com que os ônibus venham mais rápido.
Esses foram nossos principais pleitos quando pedimos uma mudança na linha 828P no início de 2014.
Outro grande benefício é que quase todos os ônibus da linha são novos, o que melhora muito no quesito conforto.
Mas sempre há coisas que podiam melhorar.
Se o trecho entre a USP e a estação Vila Madalena resolveu o problema de muita gente, pois havia poucas opções para atravessar a ponte Cidade Universitária, entre a avenida Pompeia e a Barra Funda existe polêmica. Quando fizemos a sugestão para a mudança de trajeto da linha 828P, só propomos mexer no trecho de Pinheiros. Mas houve uma mudança no trajeto próximo à Barra Funda também. Alguns gostaram da mudança, pois o trajeto ficou mais direto e rápido. No entanto, os usuários que iam da Av. Pompeia a Perdizes (em especial alunos da PUC), perderam essa possibilidade – e infelizmente não há nenhum outro ônibus que conecte esses dois pontos.
A linha continua com poucos carros: são apenas três por hora durante o dia e cinco em horários de pico. Um número muito baixo, que faz com que o intervalo entre os ônibus seja de 20 a 40 minutos. Além disso não há serviço aos fins de semana.
De qualquer modo, consideramos que a conquista dessa linha foi uma vitória para muitos usuários de ônibus na Zona Oeste. Gostaríamos de acreditar que isso foi fruto de nossa insistências junto à SPtrans, fazendo SACs, reclamando, mas também justificando, estudando, analisando, cobrando e não deixando a peteca cair, mesmo depois de um ano de muito trabalho.
Mudanças para melhor são possíveis!
Esperamos agora que a linha fique logo lotada, inclusive de pessoas trocando o transporte individual pelo coletivo, e que com isso aumentem o número de carros na linha, diminuindo consequentemente o intervalo entre um ônibus e outro!
Quem quiser mandar um comentário sobre isso para a SPtrans, será uma maneira a mais de validar nossa vitória. Basta registrar na Central de Atendimento:http://www.sptrans.com.br/sac/solicitacoes.aspx.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
1 de fevereiro de 2014
Desconto de 30% na conta para quem economizar pelo menos 20% de água
14 de dezembro de 2013