11 de junho de 2022

Em reunião com associações, governo promete ação contra falsos entregadores

É um crime cada vez mais comum: roubo a pedestre praticado por ladrões de moto, com mochilas térmicas como as usadas por entregadores de comida (às vezes até com a marca dos aplicativos mais famosos). Assim, os assaltantes não chamam a atenção das vítimas antes de abordá-las e, durante a fuga, conseguem despistar mais facilmente, misturando-se aos inúmeros motoqueiros com mochila que circulam por São Paulo.

Esse tipo de ocorrência tem ajudado a aumentar os roubos na capital – de janeiro a abril, a alta foi de 12%, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Os casos têm preocupado o governo. Numa reunião com representantes de várias associações de bairro, o secretário-executivo da PM na secretaria, coronel Alvaro Camilo, disse que a pasta está trabalhando em duas frentes, segundo relato do vice-presidente da SAAP, Marcelo Campagnolo, presente ao encontro.

Cadastro de entregadores: Uma delas se dá junto com os maiores aplicativos de entrega a domicílio para melhorar a segurança. O objetivo é criar um cadastro de entregadores que, por meio de ferramentas tecnológicas, possa ser consultado rapidamente por policiais em abordagens na rua.

Mais policiais: Outra frente é o aumento do número de policiais na rua. A estratégia é recrutar PMs que já saíram da ativa para que ocupem postos administrativos e liberem mais profissionais da ativa para as operações externas.

A reunião com a equipe da Secretaria de Segurança Pública foi realizada na própria sede da pasta, em 8 de junho. Entre as associações de moradores que participaram estão, além da SAAP, Ame Jardins, Viva Moema, Associação Viva Paraíso, associação do Alto da Boa Vista, Associação dos Moradores de Vila Nova Conceição (AMVNC) e Sociedade Amigos de Vila Madalena (Savima).

Prevenção

A SAAP vai continuar a acompanhar o assunto – na reunião, a Secretaria afirmou que haverá novidades até o fim de junho. De qualquer modo, é importante atentar para dicas de segurança que têm sido dadas pelas autoridades: não ande pela rua com celular na mão, mantenha bolsa ou maleta bem próxima do corpo e evite caminhar sozinho em locais pouco movimentados.