11 de julho de 2018

Polícia militar começa cadastro de grupos de vizinhos para acompanhar resultados do Programa Vizinhança Solidária

Diante do crescimento de pessoas participando do Programa Vizinhança Solidária, a polícia militar começou um cadastro oficial dos grupos existente para acompanhar melhor os resultados do projeto.

“Não tínhamos uma mensuração de resultados. O programa cresceu bastante. O cadastro permitirá acompanhar de maneira centralizada os benefícios do Vizinhança Solidária”, afirma o sargento Marcos Rodrigo Giolo, do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, responsável pelo policiamento em Alto dos Pinheiros.

Até então, explica o sargento, o acompanhamento dos grupos de vizinhos era feito independentemente pela unidade de polícia militar responsável por cada região onde o programa funcionasse. “Agora, com o cadastro centralizado, conseguiremos ter uma visão do Vizinhança Solidária em todo o estado de São Paulo”, ressalta o policial.

O cadastro está sendo feito na Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da polícia militar, órgão responsável pelo relacionamento com a sociedade. Num primeiro momento, foram os próprios policiais quem fizeram o registro dos grupos das regiões em que atuam.

“Num segundo momento, o link para o cadastro estará aberto a todos. Para se cadastrar, precisa do nome de um responsável pelo grupo, seu RG e a rua ou ruas nos quais atua. Nós também inserimos os dados criminais da pessoa”, diz o sargento Giolo.

Formalização

O cadastramento de grupos de vizinhos pela polícia militar acontece num momento em que o programa obteve uma grande vitória. Um projeto de lei estadual de autoria do deputado Coronel Camilo foi aprovado, e, agora, o Vizinhança Solidária torna-se oficialmente uma política pública de São Paulo.

Antes mesmo de ter dados mais consolidados sobre o projeto, já é possível ver de maneira localizada seus bons resultados. De acordo com o deputado, “os casos de furto caem drasticamente onde há o Vizinhança Solidária. Em média, há redução entre 60% e 70% na criminalidade total na região em que é implantado”.

A SAAP entende que o Programa Vizinhança Solidária é fundamental para a segurança de Alto dos Pinheiros e uma maneira de envolver a sociedade em um tema de seu interesse. Até por isso, temos promovido reuniões entre moradores e a polícia militar para incentivar a criação de novos grupos.

Todos nós somos responsáveis pela construção de um bairro mais seguro!